Time de Jerônimo diz que chapa está pronta, com Rui e Wagner lá
Esboço da disputa para 2026 prevê Rui Costa e Jaques Wagner no Senado

Embora a cúpula governista ainda não tenha sentado para discutir a chapa que vai disputar as eleições do ano que vem, deputados aliados do governo na Alba dizem não ter dúvidas de que o esboço está plenamente delineado.
Eles afirmam que Jerônimo estará na cabeça, tendo como companheiros na disputa pelo Senado o senador Jaques Wagner e o ex-governador Rui Costa, ficando a vice para a turma do senador Otto Alencar indicar.
Pela tese, o senador Angelo Coronel sobraria, mas nem tanto. Pode indicar o filho, o hoje deputado federal Diego Coronel para vice, e o próprio Coronel sairia candidato a deputado federal, no lugar do filho. Mas deputados do PSD dizem que nada foi conversado sobre isso.
Sem racha – O prazo para as definições é o fim de março, depois do Carnaval. Na banda governista ninguém fala na possibilidade de um racha, com Coronel insatisfeito bandeando-se para o lado de ACM Neto.
Mas o time de Neto espera justamente isso e alimenta a expectativa de contar com o apoio do senador, caso ele sobre, cenário em que a oposição estaria de portas abertas para abraçá-lo.
Certo é que governistas dizem que Wagner é candidato natural e não se deve desprezar o fato de que Rui Costa lidera todas as pesquisas, tanto para o Senado como para o governo.
Leia Também:
Também é consenso que a indicação de Otto Filho para o TCE nada tem a ver com isso, mas é um sinal de que as partes se entendem bem.
Na Alba, mais uma sessão de obstrução contra empréstimos
A Assembleia viveu, ontem, mais uma sessão obstruída pela oposição, embora no final, como na semana passada, tudo acabou como o governo quis.
O líder da situação, deputado Rosemberg Pinto (PT), até fez um apelo:
– Não adianta obstruir, é mera perda de tempo, já que o governo tem maioria e tudo acaba sendo aprovado.
Já o deputado Tiago Correia (PSDB), o líder da oposição, disse que o entendimento dele é o oposto.
– Não vamos deixar passar pedidos de empréstimos sem discutir amplamente. Vamos obstruir, sim.
Fica como aquela música de Kid Morangueira, O Rei do Gatilho: “Depois do tal duelo ninguém sabe quem morreu, eu digo que foi ele e ele diz que fui eu”.
Seja como for, é 2026, um ano eleitoral, dando os primeiros sinais já agora.
Bons fluidos de Simões Filho
Esposa de Diógenes Oliveira, o Dinha, ex-prefeito de Simões Filho e adversário histórico do deputado estadual Eduardo Alencar, irmão do senador Otto Alencar e tio de Ottinho, a deputada Kátia Oliveira (UB) elogiou a indicação dele para o TCE, o que fez o próprio agradecer.
Presente na sessão, Eduardo Alencar foi diplomático:
– Agradeço a ela. É um reconhecimento pelo trabalho de Ottinho.
Ottinho passa fácil na CCJ, até a oposição fez afagos
Foi muito tranquila, mais para amistosa, com afagos até da oposição, a sabatina do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) na CCJ da Alba, ontem, como indicado de Jerônimo para a vaga de Antonio Honorato (se aposentou em agosto) no TCE.
– Eu agradeço a todos, a Jerônimo, a meu pai e também aos deputados da oposição. Isso acontece assim porque na política eu tinha adversários, mas não inimigos. Eu saio da política, mas a política não sai de mim.
O nome dele irá ao plenário da Assembleia semana que vem e, a julgar por ontem na CCJ, não haverá problemas. O deputado Sandro Régis (UB) estava no time dos que o elogiaram. Se ontem foi unanimidade, no plenário também será.
REGISTROS
Disputa no Vitória
O Vitória fará, sábado, a eleição para a presidência, com a disputa entre o presidente, Fábio Mota, e o deputado Marcone Amaral (PSD). Torcedor, e também conselheiro, o deputado Robinson Almeida (PT) foi instigado, ontem, a dizer em quem vai votar, mas pulou fora:
– Não quero politizar a eleição rubro-negra.
Drone salva-vidas
A prefeitura de Ilhéus começou a testar esta semana o uso de um drone para resgates aquáticos. É um protótipo do drone agrícola, adaptado para lançar boias e oferecer suporte a vítimas de afogamento. O equipamento foi desenvolvido pela empresa ilheense Gteex, mas, por ora, é só teste.
Culto na Alba
Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Jurailton Santos (Republicanos) celebra, hoje (13h), na Alba, um culto em ação de graças. O melhor é que a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), deve estar.
O portossegurense
Ubaldino Júnior, que foi o prefeito de Porto Seguro na festa dos 500 anos do Brasil, eleito em 1996, quando tinha 27 anos, recebe, hoje, o título de Cidadão Portossegurense. Ele foi o prefeito mais jovem lá, mas é mineiro de Nanuque.
*Colaborou Marcos Vinicius
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
