TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
Confira dicas para se preparar para o TAF em concursos policiais
Para 2024 e 2025 são esperadas as aberturas de diversas oportunidades para policiais militares, federais, penais e mais
Diversas instituições de segurança pública abriram oportunidades para carreiras policiais este ano. Para 2024 e 2025 são esperadas as aberturas de diversas oportunidades para policiais militares, federais, penais, corpo de bombeiros, escrivão, investigador, delegado e muito mais.
Quem deseja se jogar na carreira policial deve estar atento, além do preparo para a avaliação por meio de prova objetivas e discursivas, deve se preparar também para o Teste de Aptidão Física (TAF) - etapa avalia a capacidade de candidatas e candidatos para suportar, física e organicamente, as exigências do ensino das atividades policiais a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional.
Leia também
>> Confira os concursos policiais previstos no Nordeste para 2024
>> Entenda como funciona o TAF em concursos de carreira policial
>> Enem dos Concursos: candidatos têm até hoje para entrega de títulos
>> Concurso dos Correios: prazo para solicitar isenção termina nesta hoje
O TAF é composto por quatros testes físicos para Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM): barra fixa dinâmica ou estática; corrida de velocidade (50 metros), corrida em 2.400 metros e natação de 25 metros, ou cinco testes físicos para o Curso de Formação de Oficiais do Bombeiro Militar (CFOBM): apoio de frente sobre o solo; abdominal remador; corrida de velocidade (50 metros), corrida em 2.400 metros e natação de 100 metros para o CFOBM.
O teste é um exame eliminatório e que também pode ter caráter classificatório, dependendo do concurso. O tempo de preparo para este tipo de teste, segundo o professor de Educação Física, Rubiraci José dos Santos, costuma variar entre três a quatro meses. Para isso, algumas atividades podem ser fundamentais para os candidatos. Rubiraci é preparador físico dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar e dá dicas para quem está focando em carreiras policiais.
A TARDE: Quanto tempo é necessário para que o candidato se prepare para o TAF?
R: Isso, muitas vezes, depende do peso do candidato. Geralmente o treinamento costuma ser de três a quatro meses. O treinamento costuma ser do zero, um trabalho bem devagar e lento, corrigindo a postura, a coordenação, educação, resistência. É necessário preparar o candidato para o TAF, desde a corrida à isometria, treino de velocidade, de tiro, de rampagem, teste de escada, de treino na areia, na água.
A TARDE: Qual a primeira coisa que o candidato deve fazer antes do TAF?
R: O aluno tem que estar clinicamente bem. Ele deve passar por um cardiologista, fazer seus exames, estar em boas condições físicas e de saúde: esse é o ponto de partida. Ele precisa fazer um trabalho de avaliação, em primeiro lugar, para ver o condicionamento para entender qual ponto de partida para iniciar a preparação para o TAF.
A TARDE: Como o candidato precisa estar no dia do teste?
R: No dia do TAF, o candidato deve estar bem descansado. O candidato terá dois dias de descanso para recuperar as micro lesões e lesões. É importante que ele esteja com a cabeça bem trabalhada e o psicológico em dias. É recomendado que o candidato não beba e descanse porque uma semana antes do TAF o candidato costuma ficar preocupado e estressado.
A TARDE: Há diferença do TAF entre mulheres e homens?
R: A diferença entre um e o outro vai depender do edital. No TAF da Polícia Militar da Bahia, o aluno precisa fazer uma barra dinâmica, corrida e tiro. Os homens devem fazer o movimento de sobe e desce passando a barra da altura do queixo enquanto as mulheres devem se manter estáticas, penduradas na barra, por 10 segundos, por exemplo. Para o teste de aptidão da CBM se mudou a atividade da barra para as flexões, abdominal remador, natação, corrida, tiro e confinamento. Cada sexo tem uma regra diferente.
A TARDE: Qual o cuidado que o candidato deve ter antes de realizar o TAF?
R: Muitos candidatos acabam tornando-se inaptos devido a lesões de acidentes e também em questões de exames mesmo. É importante pegar leve nas semanas que antecedem o TAF e tomar o máximo de cuidado. O candidato precisa segurar um pouquinho e evitar andar de moto, jogar futebol porque qualquer lesão pode prejudicar. É fundamental o descanso, que também faz parte do treino. É aconselhado que o candidato esteja bem acompanhado por um profissional capacitado e siga as orientações para que a aprovação venha.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes