SAÚDE
OMS se reúne para avaliar fim da pandemia da Covid-19
Encontro, que acontece nesta quinta-feira, 4, discutirá se o coronavírus ainda representa um risco mundial
Por Da Redação
O alto escalão da Organização Mundial de Saúde (OMS) se reúne nesta quinta-feira, 4, para avaliar o atual cenário da pandemia do coronavírus. No encontro, o conselho da autarquia discutirá se a transmissão da Covid-19 ainda se trata de uma pandemia e se apresenta um risco mundial.
Decretada em 11 de março de 2020, quando a doença se espalhou pela Europa, a pandemia já dura mais de três anos. Caso seja decretado seu fim, a Organização deve reforçar que o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, não vai desaparecer e que os países deverão desenvolver protocolos para conviver com o coronavírus.
Segundo a OMS, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser utilizado quando uma epidemia - surto que afeta uma região - se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa, e não se refere à gravidade da enfermidade.
No começo do ano, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que esperava anunciar o fim da emergência ainda em 2023. Um dos quesitos a serem analisados é a capacidade de controlar o a taxa de mortalidade provocada pela doença.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes