Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

RECORDE

Baianos conquistam o “Oscar dos quadrinhos” pela segunda vez

Com narrativa antirracista, HQ baiana ganha projeção mundial

Bianca Carneiro

Por Bianca Carneiro

15/12/2025 - 19:35 h
Estados Unidos da África consagra artistas baianos em dois anos consecutivos no HQMIX
Estados Unidos da África consagra artistas baianos em dois anos consecutivos no HQMIX -

A Bahia voltou a ocupar lugar de destaque no cenário nacional dos quadrinhos. Pelo segundo ano consecutivo, os artistas Anderson Shon e Daniel Cesart foram vencedores do Troféu HQMIX, a mais importante premiação do setor no Brasil, frequentemente chamada de “Oscar dos quadrinhos”. A cerimônia consagrou a dupla na categoria Relevância Internacional.

O reconhecimento veio pelas ações realizadas ao longo de 2024 em Angola, onde os artistas lançaram, em Luanda, a HQ Estados Unidos da África. Além do lançamento internacional, o projeto envolveu oficinas formativas, atividades educativas e uma exposição na capital angolana, ampliando o alcance da obra e fortalecendo o intercâmbio cultural entre Brasil e África.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Criada por Anderson Shon, que assina o roteiro, e ilustrada por Daniel Cesart, a HQ foi publicada no Brasil em 2023 e já havia conquistado o HQMIX em 2024, na categoria de Melhor Publicação Independente – Edição Única. Com o novo troféu, o trabalho consolida dois anos seguidos de reconhecimento e soma três prêmios ao currículo.

Leia Também:

Para Anderson Shon, a conquista carrega um significado que vai além do troféu. “Somos dois baianos, fora do eixo Rio-São Paulo, sendo premiados de forma consecutiva. Isso mostra que o Nordeste também produz talentos potentes. Estados Unidos da África já nasceu grande, como o primeiro quadrinho lançado pela Academia de Letras da Bahia, e segue crescendo. O prêmio deste ano tem um sabor especial porque estar em África foi um sonho realizado, uma experiência de pertencimento, troca e aprendizado”, afirma.

A obra nasceu do desejo dos autores de se verem representados nas narrativas em quadrinhos. Protagonizada pelo super-herói Rei Bantu, a história imagina uma África unificada, livre e em paz, a partir de uma abordagem afrofuturista, antirracista e contracolonial. O universo criado dialoga com referências de figuras como Conceição Evaristo, Bob Marley e Nelson Mandela.

Imagem ilustrativa da imagem Baianos conquistam o “Oscar dos quadrinhos” pela segunda vez
| Foto: Divulgação

Daniel Cesart destaca o caráter coletivo do reconhecimento. “Esse prêmio não vem apenas de Estados Unidos da África, mas de toda a trajetória de levar nossa arte para o mundo, celebrando a cultura baiana por onde passamos. É um prêmio construído em rede, com gostinho de dendê”, resume.

Após a nova conquista, a dupla já projeta o próximo passo. Os artistas estão em fase de produção de A Última Revolta Malê, obra prevista para lançamento em 2026 pela Editora Malê. O novo quadrinho revisita a Revolta dos Malês, levante organizado por africanos escravizados em Salvador, em 1835, considerado o maior movimento de rebelião de pessoas escravizadas da história do Brasil. A proposta é aprofundar reflexões sobre memória, resistência e ancestralidade negra.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

HQMIX quadrinhos Troféu HQMIX

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estados Unidos da África consagra artistas baianos em dois anos consecutivos no HQMIX
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Estados Unidos da África consagra artistas baianos em dois anos consecutivos no HQMIX
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Estados Unidos da África consagra artistas baianos em dois anos consecutivos no HQMIX
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Estados Unidos da África consagra artistas baianos em dois anos consecutivos no HQMIX
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x