História da arte do ferreiro Zé Diabo será apresentada em exposição virtual | A TARDE
Atarde > Cultura > Exposição

História da arte do ferreiro Zé Diabo será apresentada em exposição virtual

Publicado quarta-feira, 09 de junho de 2021 às 17:56 h | Atualizado em 09/06/2021, 18:02 | Autor: Da Redação
Arte de Zé Diabo será exibida em exposição virtual e documentário | Foto: Divulgação
Arte de Zé Diabo será exibida em exposição virtual e documentário | Foto: Divulgação -

A história de um dos maiores ferreiros da Bahia, José Adário dos Santos, conhecido como Zé Diabo, será apresentada pelo projeto “Alágbedé, o ferreiro dos orixás”, por meio de uma exposição virtual, uma cartilha e um documentário. A data de estreia está prevista para 11 de junho e visa contribuir com a preservação do trabalho dos ferreiros de orixás.

O projeto, que possui coordenação geral de Alana Silveira e pesquisa do antropólogo Lucas Marques, também contará com um site que será lançado no mesmo dia e vai hospedar os três produtos. Em Salvador, a arte de Zé Diabo e os quartos de santo de diversos terreiros de candomblé e umbanda da Bahia podem ser conferidos nos agogôs dos Filhos de Gandhy, nos portões do Centro Histórico de Salvador

Ao acessar a exposição, o público terá a oportunidade de visitar o acervo do artista, com um conjunto de obras representativas do seu trabalho. O tour virtual em 360º vai apresentar o espaço de resistência cultural no Centro Histórico de Salvador, onde o ferreiro elabora suas obras. “A ideia é levar o visitante a uma experiência no arco ocupado por Zé Diabo, é uma forma de chamar a atenção para a importância da reforma, do ofício e da própria Ladeira na constituição e preservação desse bem cultural”, destaca Alana.

Já o filme apresenta o caminho que Zé Diabo percorre no processo de feitura das ferramentas, enquanto reocupa o seu arco na Ladeira da Conceição. Permeado por relatos da história de José Adário e dos seus conhecimentos enquanto sacerdote religioso, o curta capta as imagens do seu cotidiano, entre do ferro velho e a oficina, trazendo detalhes sobre o processo de transformar pedaços de ferro em objeto sagrados.

A exposição e o filme poderão ser conferidos no site Alágbedé, local em que também será disponibilizada a cartilha, que deverá ser distribuída em projetos educacionais vinculados a terreiros de candomblé.

Publicações relacionadas