HOME > cultura > MÚSICA
23/10/2021 às 7:00 • Atualizada em 06/12/2021 às 15:37 | Autor: Julia Lobo*

MÚSICA

Experiente nos barzinhos, Dorea se lança como artista autoral

Dorea: Mapa do Brasil é “um chamado para virarmos essa chave” | Foto: Ana Barroso | Divulgação
Dorea: Mapa do Brasil é “um chamado para virarmos essa chave” | Foto: Ana Barroso | Divulgação -

Provavelmente, toda pessoa já tentou fugir de alguma coisa. No entanto, há coisas das quais não adianta correr para o mais longe que conseguimos: é praticamente impossível manter distância. Para o jornalista soteropolitano Daniel Dórea, 36, não existe fuga para resolver problemas, mas há uma que serve para ele sair um pouco da sua faceta realista: música.

Assinando apenas como Dorea, o profissional de jornalismo decidiu encarar o hobbie de forma mais séria e acabou de lançar, na última sexta, 22, o primeiro single autoral, O Mapa do Brasil. Disponível nas principais plataformas de música digitais, a canção traz a reflexão de como estamos enfrentando nossa realidade, como brasileiros e brasileiras.

Segundo o autor, a música também pode tocar em angústias pessoais e manifestar outras interpretações, já que este é o efeito que pretende causar com suas composições. No entanto, para construir a ideia geral do single, ele pensou no cidadão médio, que acredita estar à parte das mazelas que nos circundam.

“Vamos assumir as responsabilidades, assumir que temos culpa, perceber que a gente vive numa coletividade e precisamos nos ajudar. De certa forma, é um chamado para a gente começar a pensar sobre isso e, de repente, virar essa chave”, diz Dorea.

Sob uma sonoridade melancólica, trechos de O Mapa do Brasil, como “sinto meus pés, mas não encontro o chão” e “uma terra brasileira, um espaço sideral, como se fosse a primeira vez que vi o Sol”, evidenciam a tentativa de fugir do lugar caótico em que vivemos. Para Dorea, existem diferentes maneiras de afrontar um problema, e provocar um pensamento sobre a situação do país é um deles.

Entusiasta de composições que instigam a reflexão, o músico tem influências de autores baianos e raízes no rock, folk e blues. Tendo Caetano Veloso como uma das principais inspirações, acredita que o discurso e posicionamento revolucionário do santo-amarense fazem dele um artista do rock and roll.

“Não é aquela música direta que você só ouve e vai dançar, é uma música que tem esse propósito de fazer pensar, você mesmo pensa muito quando faz a música e ela acaba levando o mesmo propósito, estar em contato com essas obras me abriu esse caminho de que eu também poderia fazer isso”. E ele fez, mesmo antes de estar lançando o primeiro single.

Essencial é ser profundo

Há dez anos Dorea faz shows no estilo voz e violão em bares de Salvador, com homenagens a Belchior e estrelas baianas. Antes disso, começou a tocar o instrumento quando tinha 11 anos, e o canto foi surgindo paralelamente. Assim, O Mapa do Brasil é como dar uma nova chance profissional na relação que ele tem com a música, após escolher cursar jornalismo.

Com produção de Luciano Salvador Bahia, o single tem a cantora baiana Ana Barroso nos vocais, o instrumentista e ex-Pirombeira Ian Cardoso na guitarra, Alexandre Vieira no baixo e na bateria, Victor Brasil.

“Luciano é muito experiente e cuidadoso, e eu precisava desse chão, e os outros artistas são músicos que estão começando como eu, e achei muito interessante porque aí consigo me colocar junto, e estar em contato com o talento deles enriqueceu muito a música também”, afirma Dorea.

A canção integra o álbum O Inominável, que está em pré-produção. Com previsão de lançamento para o ano que vem, as outras composições seguem a mesma linha de conteúdo da atual estreia, mas prometem variar nas sonoridades.

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp
Olodum homenageia Revolta dos Búzios em ensaio

Olodum homenageia Revolta dos Búzios em ensaio

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Branco Mello enfrenta cirurgia após tumor; saiba como músico está

Branco Mello enfrenta cirurgia após tumor; saiba como músico está

Ranço? Zezé Di Camargo diz querer distância de grande nome da música

Ranço? Zezé Di Camargo diz querer distância de grande nome da música

Ver todas

Publicações Relacionadas

Olodum homenageia Revolta dos Búzios em ensaio imagem

Olodum homenageia Revolta dos Búzios em ensaio

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia imagem

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Branco Mello enfrenta cirurgia após tumor; saiba como músico está imagem

Branco Mello enfrenta cirurgia após tumor; saiba como músico está

Ranço? Zezé Di Camargo diz querer distância de grande nome da música imagem

Ranço? Zezé Di Camargo diz querer distância de grande nome da música

Morre Antonio Meneses, músico brasileiro mais respeitado do mundo imagem

Morre Antonio Meneses, músico brasileiro mais respeitado do mundo

Concurso vai escolher músico para banda internacional; Inscrições imagem

Concurso vai escolher músico para banda internacional; Inscrições

Fim do Aerosmith! Banda faz comunicado nas redes; veja imagem

Fim do Aerosmith! Banda faz comunicado nas redes; veja

Baile LGBTricolor confirma A Dama como uma das atrações imagem

Baile LGBTricolor confirma A Dama como uma das atrações