MÚSICA
TOP 10: saiba quais são os Discos de Vinil mais vendidos
Confira alguns dos discos de vinil mais buscados na atualidade
Por Bianca Carneiro
Sucesso em Salvador, os discos de vinil estão conquistando uma nova geração de entusiastas da música. Seja pela estética retrô, ou até pela experiência única de ouvir música em um formato físico, para muitos, os discos de vinil representam uma conexão mais profunda com a arte e o artista.
>>> Já tem o seu? Veja onde comprar ou trocar discos de vinil em Salvador
Entre os discos de vinil mais vendidos da atualidade, uma mistura eclética de artistas e gêneros encontra seu lugar. Álbuns clássicos que resistiram ao teste do tempo, como "The Dark Side of the Moon" do Pink Floyd e "Thriller" de Michael Jackson, compartilham espaço nas prateleiras com lançamentos contemporâneos de artistas como Taylor Swift.
No Brasil, grandes nomes da música têm presença garantida no coração de quem ama vinil. São eles: Secos e Molhados, Novos Baianos e Belchior, artistas que despontam em rankings de consultorias e sites de vendas como Billboard e Amazon.
Proprietário do Big Bazar, o produtor cultural Rogério Bigbross, 52 anos, contou ao Portal A TARDE que as preferências entre os compradores sempre variam, pois o vinil “é muito do momento”.
“Quando Gal Costa morreu, o vinil de Gal foi bem vendido, até os discos dela que não eram tão procurados, passaram a ser [...] Com a série ‘Strange Things', teve um determinado episódio onde eles tocaram a música da Kate Bush. E por conta disso, os discos dela saíram de R$ 30 para custar R$ 300, mas também essa fase já passou. Na própria Stranger Things tem uma cena também que eles tocam a música do Metallica, então, de repente, a juventude voltou a redescobrir o Metallica e vai procurar LP's do Metallica”, explica.
Mas segundo Rogério, o rock ainda desponta como o queridinho, disputando espaço com a Música Popular Brasileira. “Aqui na loja eu vendo de tudo um pouco, trabalho com heavy metal, som extremo, hardcore, death metal, rock nacional, rock internacional, jazz, reggae, blues, trilhas de cinema, enfim, eu tenho de tudo na loja, então, eu não tenho um artista que mais vende. Agora, o que a galera mais procura, o que sai mais constante são justamente os LP's de heavy metal, de punk, apesar da MPB também não ser muito diferente a procura não”.
Confira alguns dos discos de vinil mais vendidos da atualidade:
“Thriller” - Michael Jackson (1982)
Considerado o disco mais memorável da história, "Thriller" é o sexto álbum de estúdio do rei do pop, e aparece em diversos rankings como o mais vendido em todo o planeta. A obra rendeu oito Grammys ao músico e já vendeu mais de 66 milhões de cópias mundialmente.
"Battle Born" – The Killers (2012)
Lançado em 2012 após uma pausa da banda, o álbum teve a colaboração de cinco produtores distintos. Apresenta os singles "Runaways", "Miss Atomic Bomb" e "Here With Me".
"Metallica" (Remasterizado) – Metallica
Esta obra autointitulada, remasterizada para vinil, imortaliza os clássicos do Metallica.
"Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" – The Beatles (1967)
Com 32 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, a obra continua a encantar gerações com sua visão inovadora e sua capa icônica, assinada por Peter Blake e Jann Haworth.
"Alucinação" - Belchior (1976)
Lançado em 1976, este álbum clássico da música popular brasileira está repleto de sucessos como "Apenas um Rapaz Latino Americano" e "Como Nossos Pais".
"Secos e Molhados" – Secos e Molhados (1973)
O álbum de estreia da banda brasileira, marcado por seu estilo único e letras provocativas, traz hits como "Sangue Latino" e "Rosa de Hiroshima".
"Acabou Chorare" – Novos Baianos (1972)
Celebrado por sua diversidade musical e influências, o álbum vai do rock ao tradicional.
"A Tábua de Esmeralda" – Jorge Ben (1974)
Um dos álbuns mais famosos de Jorge Ben, mistura samba, rock e bossa nova de forma inovadora.
Taylor Swift – "folklore" (2020)
Oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift, lançado em 2020, o disco continua a cativar os fãs após sua passagem pelo Brasil em 2023, onde ela atraiu multidões em São Paulo e no Rio de Janeiro.
"The Dark Side of the Moon" – Pink Floyd (1973)
Obra seminal do rock progressivo, o disco vendeu mais de 45 milhões de cópias em todo o mundo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes