Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA

CULTURA

Famoso espaço do Pelourinho reabre após sete meses; veja o que mudou

Pelourinho recupera espaço de shows após sete meses de obras

Bianca Carneiro
Por
Espaço cultural do Pelourinho reabre e agora recebe até 745 pessoas
Espaço cultural do Pelourinho reabre e agora recebe até 745 pessoas - Foto: Divulgação | Secult-BA

O Largo Pedro Arcanjo, um dos espaços de eventos culturais do Pelourinho, em Salvador, reabriu após sete meses fechado para obras. A retomada das atividades aconteceu com apresentações musicais e uma estrutura renovada, que agora permite receber até 745 pessoas.

Antes da reforma, o equipamento tinha capacidade para 580 pessoas. Além da ampliação de público, o espaço passou por intervenções para melhorar a acessibilidade, a segurança e a circulação dos visitantes, incluindo a instalação de novas rampas e uma segunda saída de emergência.

Tudo sobre Cultura em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), o largo voltou a integrar a programação cultural do Centro Histórico. A reabertura foi marcada por apresentações do Samba de Pretas e da cantora Aila Menezes, com o projeto Baile de Todas as Cores.

O que mudou no Largo Pedro Arcanjo?

Uma das principais novidades da requalificação é a instalação de três rampas de acessibilidade, distribuídas entre a entrada principal, o acesso secundário e o pátio de eventos.

As obras também incluíram uma segunda saída de emergência, implantação de rota de fuga, criação de áreas de apoio e adequações na circulação interna e externa.

Na parte estrutural, os trabalhos contemplaram a impermeabilização das faces superior e inferior da laje, recuperação de estruturas e substituição do piso por um modelo de alta resistência com acabamento polido.

As intervenções foram executadas por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Durante os sete meses de fechamento, as atividades culturais foram transferidas para a Praça das Artes. Para permitir a continuidade do trabalho dos comerciantes que atuavam no largo, foram disponibilizadas barracas alugadas em outro espaço.

Apesar da reabertura, algumas melhorias ainda estão previstas. A próxima etapa contempla adequações de acessibilidade nos banheiros, reforma do camarim e elaboração de um projeto de cobertura parcial do equipamento.

Leia Também:

ARTES CÊNICAS

Espetáculo português transforma pessoas em rinocerontes e chega a Salvador
Espetáculo português transforma pessoas em rinocerontes e chega a Salvador imagem

ARTE

Teatro Vila Velha reabre com musical sobre ícone da cultura baiana
Teatro Vila Velha reabre com musical sobre ícone da cultura baiana imagem

CULTURA

Salvador terá feira literária com submarino imersivo e atrações para crianças
Salvador terá feira literária com submarino imersivo e atrações para crianças imagem

Shows marcam a retomada da programação no Pelourinho

A programação de reabertura começou na sexta-feira, 2, com apresentações do Samba de Pretas e de Aila Menezes.

Para o sábado, 3, estavam previstas apresentações de Rogério Sacerdote e Viola de Doze, a partir das 17h, seguidas por Nelson Rufino. O encerramento da noite ficaria por conta de Eduardinho Fora da Mídia.

Com a retomada das atividades, o Largo Pedro Arcanjo também voltou a receber solicitações para realização de eventos culturais.

De acordo com as regras de utilização dos equipamentos administrados pela Secult-BA, produtores culturais podem contar com apoio de infraestrutura e serviços, sem cobrança pela utilização da pauta.

Baile de Todas as Cores retorna ao lugar onde começou

Largo Pedro Arcanjo ganha nova estrutura e volta a receber shows
Largo Pedro Arcanjo ganha nova estrutura e volta a receber shows - Foto: Divulgação | Secult-BA

Um dos destaques da reabertura foi o retorno do Baile de Todas as Cores, comandado pela cantora Aila Menezes.

O projeto nasceu no próprio Largo Pedro Arcanjo, onde aconteceu pela primeira vez em maio de 2019. A iniciativa reúne apresentações musicais e celebrações da diversidade, com uma proposta de acolhimento voltada especialmente a pessoas LGBTQIAPN+ e mulheres.

O reencontro com o espaço marcou uma nova etapa para o projeto e para a programação cultural do largo, que volta a receber eventos depois de sete meses de intervenções.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Largo Pedro Arcanjo

Relacionadas

Mais lidas