Abertura de empresas cresce 17,9% em março, aponta Serasa Experian | A TARDE
Atarde > Economia

Abertura de empresas cresce 17,9% em março, aponta Serasa Experian

Publicado terça-feira, 22 de junho de 2021 às 15:21 h | Atualizado em 22/06/2021, 15:31 | Autor: Da Redação
Comércio foi o que mais cresceu, impulsionando a alta geral. Foto: Reprodução
Comércio foi o que mais cresceu, impulsionando a alta geral. Foto: Reprodução -

A Serasa Experian, empresa de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, informou nesta terça-feira, 22, que em março deste ano foram abertos 351.714 novos negócios.

O levantamento mostra que houve um crescimento de 17,9% na comparação com o mesmo período de 2020 e o setor do Comércio foi o que mais cresceu – 28,4% – impulsionando a alta geral. A Indústria e o segmento de Serviços também marcaram altas.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, embora a confiança financeira dos empresários não tenha sido restaurada ao nível pré-pandemia e a alta geral tenha desacelerado em março, a criação do próprio negócio ainda oferta melhores oportunidades em meio à crise sanitária no Brasil.

“As pessoas seguem optando por investir na abertura de empresas para geração de renda, já que o desemprego continua em alta”.

Imagem ilustrativa da imagem Abertura de empresas cresce 17,9% em março, aponta Serasa Experian
MEI teve a maior fatia da abertura de negócios

Ainda segundo Rabi, o comparativo por natureza jurídica revelou que, embora representem apenas 12,8% das empresas criadas, as Sociedades Limitadas tiveram o maior crescimento do mês – 67,3%.

“O aumento desse tipo de empresa pode indicar que os empreendedores estão preferindo trabalhar em sociedade para garantir, principalmente, apoio financeiro em meio à crise econômica, já que o investimento inicial costuma ser decisivo para garantir a saúde e o sucesso do novo negócio”, explicou Rabi.

Os microempreendedores individuais (MEIs), que significam a maior fatia da abertura de negócios (80,2%), tiveram crescimento de 19,3%, enquanto as empresas individuais caíram.

A análise interanual por região apontou expansões em todo o país, com destaque para o Sul, que marcou a alta mais expressiva, de 26,6%. O Nordeste vem em sequência com 21,0%, seguido pelo Norte (20,6%), Centro-Oeste (17,8%) e Sudeste (13,9%).

Imagem ilustrativa da imagem Abertura de empresas cresce 17,9% em março, aponta Serasa Experian
crescimento de 17,9% na comparação com o mesmo período de 2020

Publicações relacionadas