Guedes quer vender patrimônios da União para combater a pobreza no Brasil | A TARDE
Atarde > Economia

Guedes quer vender patrimônios da União para combater a pobreza no Brasil

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 13:40 h | Atualizado em 01/12/2021, 13:43 | Autor: Da Redação
Ministro quer criar um novo mistério para gerir os novos fundos | Foto: Agência Brasil
Ministro quer criar um novo mistério para gerir os novos fundos | Foto: Agência Brasil -

O ministro da Economia Paulo Guedes sugeriu nesta quarta-feira, 1º, a criação de um ministério para gerir o patrimônio da União. A proposta é que os ativos federais sejam vendidos para gerar recursos contra a pobreza. A sugestão do ministro é vender os patrimônios para repassar o dinheiro aos mais vulneráveis.

"Eu já falei com o presidente. Estou propondo que, para o novo governo, tem que existir o Ministério do Patrimônio da União", afirmou em evento do Ministério da Economia. "O Estado tem R$ 4 trilhões [em ativos], uma fortuna incalculável, e o povo pobre e miserável", disse.

Guedes sugeriu que a venda de ativos gere recursos a um fundo de combate à pobreza, que repassaria o dinheiro aos mais vulneráveis. "Vende alguns ativos aqui e enche o tanque do fundo. É a transformação do Estado brasileiro", afirmou.

O ministro disse que discutirá esses temas durante a campanha eleitoral. "Durante a campanha, vamos trabalhar esses temas. Como erradicar a pobreza, reduzir o endividamento e as taxas de juros, transformar o capital público", falou.

O governo hoje conta com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União), que integra a estrutura do Ministério da Economia e é responsável por administrar certos ativos, como os imóveis federais.

Guedes é favorável a vender estatais e se disse frustrado por não ter conseguido. "Estou bastante frustrado de estarmos aqui há dois anos e não termos conseguido vender nenhuma estatal. É bastante frustrante", afirmou em novembro de 2020.

Publicações relacionadas