ECONOMIA
IPRF: mais de 10 milhões de pessoas não enviaram declaração
Prazo para entrega termina nesta sexta-feira, 30
Por Redação

O prazo final para a entrega da Declaração Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal se encerra nesta sexta-feira, 30. Porém, faltando pouco tempo para a conclusão do prazo, 10,2 milhões de contribuintes ainda não eviaram o documento. Até às 18h desta quarta-feira (28), 35.977.494 contribuintes enviaram a declaração. O número equivale a 77,87% do total esperado. As informações são da Agência Brasil.
Leia Também:
De acordo com a Receita Federal, 59,8% das declarações entregues até o momento terão direito a receber restituição, enquanto 21,4% terão que pagar Imposto de Renda e 18,8% não têm imposto a pagar nem a receber. Um total de 49,2% dos que entregaram o documento à Receita Federal usou a declaração pré-preenchida, por meio da qual o contribuintes baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,1% dos envios.
O prazo para entregar a declaração começou em 17 de março e termina às 23h59 do dia de 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações em 2025, alta de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar. Os contribuintes que receberam até dois salários mínimos mensais durante o ano de 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes