Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Na Espanha, Jerônimo revela situação de acordo por hidrogênio verde

Governador visitou o campus onde funciona Centro de Pesquisa e Tecnologia em Hidrogênio

Por Da Redação

28/02/2024 - 17:42 h
Jerônimo ainda cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024
Jerônimo ainda cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024 -

O Governo da Bahia deu o primeiro passo para estabelecer um acordo de cooperação técnica com o Centro de Pesquisa e Tecnologia em Hidrogênio (CER-H2), da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. Nesta quarta-feira, 28, o governador Jerônimo Rodrigues visitou o campus onde funciona o centro, em Barcelona, e, além de conhecer os equipamentos utilizados na pesquisa, iniciou as tratativas para a parceria entre a universidade e o governo baiano.

“Esse termo de cooperação que nos comprometemos a assinar vai garantir a troca de experiências e o intercâmbio de profissionais, como cientistas e técnicos, com a intenção de fazer a Bahia avançar na produção do hidrogênio verde. Sabemos que com o potencial do nosso estado e os conhecimentos que serão compartilhados podemos, tranquilamente, produzir os nossos fertilizantes”, pontuou Jerônimo Rodrigues.

Uma das linhas de estudos e experimentos dos pesquisadores espanhóis é para aplicação do hidrogênio verde para veículos. Eles estudam também alternativas para diminuição de custo na produção dessa fonte de energia limpa.

Hidrogênio verde na Bahia

Para fortalecer a posição da Bahia na transição para uma economia de baixo carbono, o Governo do Estado lançou o Atlas do Hidrogênio Verde durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em dezembro do ano passado. O H²V Atlas Bahia é fruto de uma parceria entre o governo estadual e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), sendo o primeiro do mundo, destaca o potencial do estado na produção de energia limpa, consolidando-o como referência global no setor de energias renováveis. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da Bahia em promover práticas sustentáveis e preservar seus ecossistemas.

Paralelamente, a parceria entre o Governo e a Unigel - referência na produção de fertilizantes - é outro marco significativo no avanço rumo à economia de baixo carbono. A primeira etapa do projeto de implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde em Camaçari, já está em construção e conta com investimento de US$120 milhões e com a tecnologia de eletrólise de alta eficiência da alemã Thyssenkrupp Nucera.

A iniciativa também posiciona a Bahia como protagonista na produção de energias limpas, além de impulsionar a economia local e regional. A produção da Unigel inclui também a utilização da amônia verde como combustível, em especial por navios graneleiros e porta-contêinere.

Tecnologia

De volta ao Fira de Barcelona, Jerônimo cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024 e se reuniu com executivos da Huawei, com quem o Governo do Estado já tem projetos de aplicação de tecnologias em áreas como Educação e Segurança Pública. Na oportunidade, o chefe do executivo baiano aproveitou para dar as boas vindas ao novo presidente da Huawei Brasil, Gao Kexin.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Energia limpa espanha hidrogênio verde parceria sustentabilidade universidade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Jerônimo ainda cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024
Play

Amazon lança relatório e fala dos mais de 100 mil parceiros no Brasil

Jerônimo ainda cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024
Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

Jerônimo ainda cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024
Play

Reinventar negócios: histórias de pessoas que ‘se viraram’ na pandemia

Jerônimo ainda cumpriu mais uma agenda dentro do Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

x