ECONOMIA
Rede de mercados que chegará a Salvador compra lojas de grande concorrente
Empresa fecha o período com expansão acelerada no atacarejo

Por Iarla Queiroz

O Grupo Mateus concluiu, no terceiro trimestre de 2025, a incorporação das lojas do Novo Atacarejo e fechou o período com 306 operações, das quais 215 são voltadas ao varejo alimentar.
Entre julho e setembro, a companhia abriu 5 novas unidades: dois atacarejos Mix Mateus (Bahia e Pernambuco), dois atacarejos da bandeira Novo em Pernambuco e um supermercado Camino, no Maranhão.
Ao fim do trimestre, o grupo estava presente em 124 cidades dos nove estados onde atua. No acumulado do ano, já são 13 inaugurações — sendo 10 atacarejos e 3 supermercados.
Como parte da estratégia de reorganização do portfólio, a empresa também fechou quatro lojas do segmento Eletro, três no Maranhão e uma no Piauí. De janeiro a outubro, 16 lojas especializadas em eletrônicos e móveis foram descontinuadas, e 15 operações de varejo alimentar tiveram seus respectivos departamentos de Eletro encerrados.
Novo Atacarejo: receita de R$ 1,7 bilhão e lucro de R$ 38 milhões
Entre julho e setembro, o Novo Atacarejo registrou R$ 1,7 bilhão em receita bruta, o equivalente a 13,8% do faturamento consolidado do grupo. A receita líquida ficou em R$ 1,4 bilhão, com queda de 0,5% nas vendas em mesmas lojas.
O modelo de operação garante margem bruta de 20,9%. Com o perfil do negócio e os efeitos do IFRS 16, a margem EBITDA chegou a 7,6%. No trimestre, o lucro líquido do segmento somou R$ 38 milhões. Nos últimos 12 meses, o Novo Atacarejo abriu 5 novas unidades.
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Números do trimestre: lucro bruto cresce e receita avança
O Grupo Mateus registrou lucro bruto de R$ 2,2 bilhões, alta de 16% em relação ao terceiro trimestre de 2024. A margem bruta, de 23,2%, avançou 0,9 p.p. na comparação anual.
A receita líquida também cresceu: 11,5%, totalizando R$ 9,3 bilhões, com 4,3% de aumento nas vendas em mesmas lojas.
No acumulado dos nove primeiros meses de 2025, a receita bruta consolidada atingiu R$ 31,5 bilhões, avanço de 18,9%. O resultado foi impulsionado sobretudo pela entrada do Novo Atacarejo, responsável por adicionar R$ 1,7 bilhão ao total.
Sem esse efeito, o crescimento do grupo seria de 12,5%, ainda fortemente sustentado pelo aumento de 28,5% no Atacado B2B e de 12,5% no atacarejo.
Desempenho por bandeira: Mix Mateus lidera participação
Com 10 novas lojas nos últimos 12 meses, o Mix Mateus encerrou o trimestre com R$ 5,8 bilhões de receita bruta, o que representa 48,2% do faturamento consolidado. O segmento cresceu 9,4% na comparação anual e fechou o período com 98 unidades pelo país.
O Varejo Alimentar, que engloba o Supermercado Mateus e o Camino, movimentou R$ 2,2 bilhões em receita bruta, alta de 3% e equivalente a 18,5% da receita total. Nos últimos 12 meses, o grupo abriu 5 supermercados.
Já o segmento Eletro registrou R$ 282,8 milhões em receita bruta, queda de 16% — reflexo da diminuição de 8,9% nas vendas em mesmas lojas e do fechamento de 14 unidades até setembro.
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