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18/10/2024 às 19:50 • Atualizada em 18/10/2024 às 20:31 | Autor: Da Redação

ECONOMIA

Secretários do governo participam de audiência sobre concessão da FCA

Encontro foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Proposta da ANTT prevê investimentos da ordem de R$ 24 bilhões na infraestrutura
Proposta da ANTT prevê investimentos da ordem de R$ 24 bilhões na infraestrutura -

Foi realizada, nesta sexta-feira, 18, uma audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foi tratada a renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântica S.A., no auditório do Hotel Mercure, em Salvador. A reunião teve a participação dos secretários da Casa Civil, Afonso Florence, Cláudio Peixoto (Planejamento), Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano) e Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte).

O encontro tem como objetivo colher sugestões e contribuições da sociedade para aprimorar o projeto de prorrogação do contrato por mais 30 anos. A proposta da ANTT prevê investimentos da ordem de R$ 24 bilhões na infraestrutura ferroviária dos Corredores Leste e Sudeste.

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Representante da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Sales destacou o potencial do setor portuário baiano e a necessidade de investimentos no setor ferroviário para assegurar a competitividade da produção agropecuária e industrial do estado, o que não ocorreu ao longo do tempo da concessão da FCA pela empresa VLI. “Aqui na Bahia, nós temos a maior produtividade de soja, de algodão e de milho do mundo. Temos a indústria petroquímica, a indústria química, a indústria automobilística e diversas outras indústrias. Temos o Cimatec, que é um centro tecnológico exemplo para o mundo inteiro, e temos uma condição aqui de energia sustentável nessa transição energética, além de ser o terceiro maior estado em mineração do país. Enfim, a gente acha que a Bahia, em breve, pode se tornar sim a locomotiva do Brasil. O que nos falta é esse elo entre a possibilidade de exportação e de comercialização com todo o mundo”, defendeu o deputado.

Para o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, é inquestionável a existência de carga na Bahia, além de ser indispensável a manutenção das ferrovias para potencializar as riquezas produzidas em diversas regiões e facilitar o escoamento pelos portos baianos. “Nós temos que entender o valor estratégico de ter uma ferrovia. Não tem como falar de infraestrutura em um estado tão grande e com uma localização estratégica como a Bahia, sem falar em ferrovia. A potencialidade que a Bahia tem na área portuária exige ter o sistema ferroviário para melhorar o recebimento e a entrega de carga, principalmente aquelas de média e longa distância, que hoje não só grãos, como algodão e outros produtos, estão sendo exportados por outros portos”, alertou.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, o tema da infraestrutura logística é prioritário, sendo acompanhado de perto pelo governador Jerônimo Rodrigues, que tem liderado a defesa dos interesses da Bahia junto ao Governo Federal. “Diversas secretarias e órgãos estaduais têm se articulado para realizar estudos e propor projetos com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do estado, a exemplo do Plano Estratégico Ferroviário. Este plano destaca a ferrovia como importante vetor de desenvolvimento, a partir da formação de hubs logísticos em diversas regiões. Nossa expectativa é trabalhar em parceria com a Infra S.A., empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, que já iniciou os estudos de viabilidade técnica do Corredor Minas-Bahia da FCA”, revela Peixoto.

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Tags:

antt concessão FCA ferrovia infraestrutura

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