SOCIOAMBIENTAL
‘Descomplicando a Sustentabilidade’ explica impactos do uso de canudos
Quadro do A TARDE Educação mostra alternativas sustentáveis
Por Redação

Com os canudos consumidos por brasileiros em apenas um ano, seria possível construir um muro de 2,10 metros de altura e 45 mil quilômetros de extensão, o suficiente para dar uma volta completa na Terra. Os dados são do Instituto Akatu, que avaliou que o canudo de plástico de uso único é totalmente desnecessário e traz custos para o consumidor, para o meio ambiente e para a sociedade.
O tema foi pauta no quadro ‘Descomplicando a Sustentabilidade’, iniciativa do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, divulgado nesta quarta-feira, 27, no perfil do Instagram @atardeeducacao. No vídeo, é possível entender como as pequenas escolhas do dia a dia podem reduzir grandes impactos ambientais.
Alternativas ao plástico descartável
Existem alternativas sustentáveis aos canudos de plástico: inox, vidro, bambu e silicone. Eles podem ser usados centenas de vezes, ajudam a reduzir o lixo e a proteger os oceanos e a vida marinha. Substitua plástico por reutilizável.
De acordo com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), mais de 95% dos resíduos nas praias brasileiras são compostos por plástico.
Essa poluição retorna ao corpo humano em forma de microplásticos, já identificados no pulmão, no sangue e até no leite materno, segundo pesquisas da USP, da Universidade Livre de Amsterdã, na Holanda, e da Universidade Politécnica de Marche, na Itália.
Se o ritmo atual de consumo continuar, os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, conforme o Fórum Econômico Mundial de Davos.
Salvador proíbe canudos plásticos
Em Salvador, foi sancionada a Lei 9.805/2024 que proíbe o fornecimento de canudos plásticos. Agora, bares, restaurantes, padarias, clubes, hotéis e eventos terão que substituir o canudo plástico por similar composto por matéria-prima reciclável, comestível ou biodegradável e embalado individualmente.
O descumprimento da lei pode gerar penalidades que variam de advertência e intimação a multas que chegam a R$ 8 mil e até o fechamento da unidade.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes