Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Trampos do Futuro: juventude, trabalho e conhecimento em foco

Grupo A TARDE, através do A TARDE Educação, foi convidado a prestigiar evento realizado em São Paulo

Por Loren Beatriz

21/02/2025 - 15:05 h
Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias
Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias -

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebeu o evento "Trampos do Futuro: arte, cultura e educação", promovido pelo Itaú Educação e Trabalho, organização da Fundação Itaú. A iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias, oferecendo uma programação diversificada com palestras, oficinas e um banco de oportunidades.

Leia Também:

Entre as atividades, destacaram-se as oficinas práticas de robótica, conduzidas pelo Serviço Social da Indústria (SESI), e as oficinas de mídia, organizadas pelo Instituto KondZilla. Além disso, espaços de discussão foram promovidos por parceiros como o Instituto Geledés.

O evento também ofereceu um espaço dedicado à preparação de currículos, com orientações para aprimorar a apresentação profissional, além de uma feira de oportunidades, que reuniu empresas e organizações, como a Fundação Roberto Marinho, Auren, Instituto Oportunidade Social, Amazon, Associação Brasileira de Empresas de Software, Magalu, Instituto Coca-Cola Brasil, entre outros.

Sendo a primeira iniciativa da Fundação voltada especificamente para jovens, o evento surpreendeu pela forte adesão e pelo interesse dos participantes em temas como novas economias, questões raciais, saúde mental e inovação.

O Grupo A TARDE, através do A TARDE Educação, foi convidado para o evento. À reportagem, a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, destacou que a resposta do público superou as expectativas.

Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue
Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue | Foto: Agência Ophelia

"O que surpreende é o interesse que eles estão tendo. Em uma leitura ligeira, algumas pessoas falaram assim: ‘Não, eles vão se interessar muito pela parte prática, como a batalha de robôs, a experiência com a inteligência artificial’. Mas não. Quando você vai olhar, tem um monte de espaços onde estão tendo palestras bem ‘cabeçudas’, gente falando de experiências, falando de questões importantes e relevantes das economias do Brasil e tudo mais, a questão racial, e está lotado de gente. Precisou trazer mais cadeiras", contou.

Ela também enfatizou a sede de conhecimento dos jovens e a importância dos encontros proporcionados pelo evento.

"Então o que dá pra gente ver é o seguinte: os jovens querem muito aprender, eles têm uma sede de conhecimento, eles se interessam tanto pelas experiências mais práticas, como por essas palestras e por outros contatos com outros jovens em outras situações", acrescentou.

Inoue ainda chamou a atenção para a necessidade de políticas públicas mais estruturadas para a juventude, especialmente para aqueles que não ingressam no ensino superior.

"A gente tem que reforçar muito, muito, muito fortemente que nós não temos uma política pública para a juventude. Então, vocês são jovens, imagina: no dia seguinte que vocês se formaram, vocês não entraram na faculdade, para onde vocês vão? Para lugar nenhum. Onde vocês vão procurar trabalho? O cara tem só o ensino médio de uma escola pública, ele mora na periferia de uma grande cidade ou no campo, para onde ele vai? Para lugar nenhum, porque ele não sabe. O que ele vai fazer é dar a cara à tapa, sair na rua e vai procurar trabalho próximo a casa dele", ressaltou.

Outro ponto que chamou a atenção, segundo Inoue, foi o desejo dos jovens de melhorar de vida e garantir um futuro melhor para suas famílias.

"Muitos falavam assim: ‘Ah, quero ser rico, quero ter dinheiro, quero melhorar de vida’. E eu falo: ‘para fazer o quê?’, a maior parte das respostas era ‘porque eu quero comprar uma casa para minha mãe’. Então, você imagina: o que o cara tá querendo é melhorar a vida da família. É isso que tá interessando. Então, dar uma perspectiva de realização é super importante, entendeu?", contou emocionada, ressaltando a relevância da tecnologia e das questões ambientais no mercado de trabalho do futuro.

“A tecnologia é uma obviedade que todo mundo sabe, mas a questão ambiental e o que ela vai trazer, e territorialmente o que ela vai propor, são coisas mais específicas [...] O Brasil é um país de dimensões continentais que tem uma riqueza cultural enorme e territorializada. Quer dizer, você olha o que é que se produz em termos de música, de canto, de dança, em cada uma das regiões você vai ver o que é isso, as diferenças que tem. Então, a economia criativa é uma frente bastante relevante e importante que deve ser considerada, também porque isso confere dignidade, isso resgata as nossas raízes”, analisou.

Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias
Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias | Foto: Jardiel Carvalho

Durante o evento, os jovens participaram também das arenas de conhecimento e conexão, integrando as oficinas com temas como mentorias de empreendedorismo, inteligência emocional, políticas públicas, além de rodas de conversa sobre o futuro. Entre os participantes estavam personalidades como Weverton Alves, CEO da produtora musical Top Work, a jornalista Milly Lacombe, e companhias e organizações como Auren Energia, Fundação Roberto Marinho e Unicef.

No palco principal, foram realizadas palestras sobre “Como é trabalhar com” [profissões ligadas às economias do futuro]. Entre os palestrantes estavam Manuela Bernadino, fundadora da Manux; Gean Guilherme, fundador do Movimento 2050; Amanda Costa, fundadora do Instituto Perifa Sustentável e jovem embaixadora da ONU; e Camilo Coelho, diretor do Instituto Felipe Neto.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

‘Trampos do Futuro’ Bahia brasil economias estudantes fundação itaú itaú educação e trabalho oportunidades São Paulo saúde mental tecnologia

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

Iniciativa reuniu cerca de quatro mil jovens ao longo dos dois dias
Play

Como a folha da goiabeira se transformou em protetor solar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA