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EDUCAÇÃO

Workshop fortalece educação ambiental e cidadania global nas escolas

Encontro promovido pelo A TARDE Educação reuniu educadores para discutir estratégias de sustentabilidade no ensino

Por Loren Beatriz

25/03/2025 - 17:47 h
Encontro promovido pelo A TARDE Educação reuniu educadores para discutir estratégias de sustentabilidade no ensino
Encontro promovido pelo A TARDE Educação reuniu educadores para discutir estratégias de sustentabilidade no ensino -

Fortalecer a educação ambiental e integrar a responsabilidade socioambiental ao currículo escolar foi o objetivo do workshop "Educação para Sustentabilidade e Cidadania Global" realizado nesta terça-feira, 25, pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

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O evento reuniu professores e gestores da rede estadual da Bahia para um dia de imersão em práticas pedagógicas inovadoras e estratégias para integrar a responsabilidade ambiental ao currículo escolar. A abertura contou com a participação do diretor-geral do IAT, Iuri Rubim, que destacou a importância da temática.

Diretor-geral do IAT, Iuri Rubim
Diretor-geral do IAT, Iuri Rubim | Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

"A gente vive na cultura global, os problemas hoje são de todos. Não dá mais para pensar que o que fazemos em uma parte do mundo não afeta todo mundo, desde o trabalho com mídias sociais até o próprio meio ambiente. Então, se a gente não começa a ter uma perspectiva global de cuidado e responsabilidade, não desenvolvemos essa consciência e deixamos de perceber a importância de cuidar do mundo, entendeu? Então, para a cidadania ser efetivamente global, a gente tem que se dar conta do estado do nosso mundo hoje e da nossa responsabilidade compartilhada e planetária”, afirmou.

O diretor também ressaltou a relevância da parceria com o Programa A TARDE Educação para fortalecer a educação midiática e combater a desinformação nas escolas.

“Parceiros como o A TARDE, especificamente o A TARDE Educação, contribuem muito nesse caminho. A gente tem que ter uma educação midiática nas escolas, fora das escolas, para os estudantes, para suas famílias, para todo mundo, para a sociedade como um todo. E isso faz parte dessa cidadania global que a gente está falando, porque hoje a gente não aprende mais só na escola, a gente não se relaciona mais só com o nosso vizinho, só com a nossa comunidade. A gente se relaciona com o mundo o tempo todo. [...] E isso tudo mediado por tecnologia, e, agora, cada vez mais, com inteligência artificial, com deep fake. Quer dizer, eu posso estar falando com o robô sem nem saber, achando que é o meu amigo. [...] Então, a gente precisa de todos os parceiros, e parceiros como A TARDE Educação são muito valiosos nesse sentido”, apontou.

A diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão, ressaltou que a iniciativa está alinhada às ações desenvolvidas na rede estadual. Segundo ela, o foco é preparar os estudantes para compreender o impacto humano no planeta, seja pelo consumo ou pela apropriação dos recursos naturais.

Diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão
Diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão | Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

“Conscientizar os estudantes, através dos nossos professores, sobre o papel deles dentro da sociedade é um desafio contemporâneo que se reflete nas grandes discussões sobre mudanças climáticas, impactos ambientais de toda ordem. Então, esta iniciativa do Grupo A TARDE, ela vem em conjunto com outras ações que a Secretaria [SEC] tem desenvolvido. Nós estamos com uma formação na área de educação ambiental, nós temos um componente curricular em nossa matriz que discute a questão da educação ambiental e as mudanças climáticas, e vamos realizar um projeto que prevê a criação de uma rede de monitoramento do clima pelas escolas. Nossa jornada pedagógica teve como tema sustentabilidade, então é muito feliz essa iniciativa do Grupo para discutir a cidadania atrelada à sustentabilidade”, explicou Carla.

O workshop "Educação para Sustentabilidade e Cidadania Global" foi uma iniciativa realizada em parceria com a Autoridade Portuária da Bahia (Codeba) e contou com o apoio do Governo do Estado, do IAT e do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26).

Formação para o pensamento crítico e atuação social

Ao longo do dia, os participantes puderam acompanhar palestras, participar de atividades práticas, trocar experiências e analisar estudos de casos. As atividades foram conduzidas pela coordenadora de projetos educacionais do Grupo A TARDE, Berta Cunha, e pela coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, Márcia Firmino.

De acordo com Berta, a iniciativa surgiu da necessidade de discutir a sustentabilidade, um tema fundamental previsto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e presente em diversas disciplinas escolares. Além disso, o workshop buscou fortalecer o pensamento crítico dos estudantes, tornando-os agentes ativos em suas comunidades.

Coordenadora de projetos educacionais do Grupo A TARDE, Berta Cunha
Coordenadora de projetos educacionais do Grupo A TARDE, Berta Cunha | Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

“Nós estamos aqui tratando o desenvolvimento do pensamento crítico desses alunos dentro da escola e entendendo qual papel da escola nesse contexto social. Como é que a escola pode contribuir? Quais ações são significativas para o desenvolvimento desse pensamento dos nossos alunos, que é um agente atuante, o nosso vetor na comunidade em que ele está inserido? Então, esse é o start inicial, presencial, de um projeto que já iniciou de maneira online, com a realização de um webinar muito bem sucedido. Então é um evento que traz os próximos players para a discussão, porém ele não é um fim em si mesmo, é uma jornada de um ano de muito sucesso, eu espero, e com a colaboração de todo mundo”, disse.

Presente no workshop, o professor da área de Computação dos cursos técnicos da Secretaria do Estado da Bahia (SEC), do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Salvador, João Pedro, ressaltou que a educação, por si só, é um fator motivador e capaz de abrir caminhos para diversas áreas do conhecimento. Ele destacou a importância de discutir a sustentabilidade a longo prazo, especialmente no contexto da tecnologia da informação.

Professor da área de Computação dos cursos técnicos da SEC, João Pedro
Professor da área de Computação dos cursos técnicos da SEC, João Pedro | Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

“Isso nos leva a pensar em como a gente está numa era digital, como a gente tem elementos de sustentabilidade no nosso fazer diário, tanto nos nossos fazeres pedagógicos, que é do nosso dia a dia, das nossas práticas, tanto como os alunos podem levar isso também para o seu dia a dia, já que eles estão indo nesse intuito, né, na formação para computação. Então, a gente tenta balancear tanto as questões pedagógicas, quanto às questões técnicas dos alunos, como eles podem, implementar no seu dia a dia e ter um mundo mais sustentável, inclusive, a longo prazo”, afirmou.

A professora da área de Humanas do Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus (NTE 19), Alexsandra Santana, explicou que sua motivação para se inscrever no evento veio de sua conexão pessoal com a natureza, algo presente em sua formação familiar e profissional. Criada em um ambiente onde o respeito ao meio ambiente é essencial, Alexsandra busca levar essa perspectiva para a educação, conscientizando os estudantes sobre a relação humana com a natureza e a importância da sustentabilidade.

Professora da área de Humanas do Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus (NTE 19), Alexsandra Santana
Professora da área de Humanas do Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus (NTE 19), Alexsandra Santana | Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

“Me tornando profissional na área de educação, sempre procurei trazer essa relação para dentro do meu processo de formação e também de ensino-aprendizagem na prática dos meus alunos. [...] Ter entendimento de como é que está cada vez mais essa relação com o mundo, com a sustentabilidade, para tentar amadurecer ainda mais a compreensão da necessidade urgente, cada vez mais urgente, de se posicionar com consciência em tratar a natureza com mais cuidado, mais amor, mais humanidade. E passar essa mensagem mais fortalecida, com mais informação, com mais qualidade, filtrando realmente as coisas essenciais para levar para um planejamento mais eficaz, mais prático, mais realista, mais do cotidiano, para aproximar mais a realidade do aluno”, disse.

O diretor de execução das políticas para a educação básica da SEC, Fabio Barbosa, destacou que a educação ambiental já faz parte da rede estadual e que iniciativas como essa fortalecem uma aprendizagem mais contextualizada, aproximando os temas ambientais do interesse dos estudantes e da sociedade.

Diretor de execução das políticas para a educação básica da SEC, Fabio Barbosa
Diretor de execução das políticas para a educação básica da SEC, Fabio Barbosa | Foto: Olga Leiria/Ag. A TARDE

“Trazer essas reflexões, seja por meio desse workshop ou outras atividades correlatas, a gente faz com que essa efervescência seja cultivada no ambiente escolar, de maneira que nossos estudantes possam também ser protagonista de pensar soluções, inclusive inovadoras para tratar todas as questões adversas que estão em frente às questões ambientais”, disse.

“Essa parceria traz, não apenas para os nossos professores e professoras, mas também para os estudantes, a oportunidade de acessar conteúdos que sejam de interesse deles e que dialoguem com a realidade do nosso estado. Então, essa parceria, educação, SEC, também com o A TARDE Educação é fundamental para que a gente tenha, não somente educação contextualizada, mas levando em consideração as especificidades territoriais e, principalmente, as peculiaridades do nosso estado”, acrescentou Fabio.

Para a coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, Márcia Firmino, a formação continuada mantém os professores atualizados, aprimorando suas práticas e alinhando-as às demandas educacionais.

Coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, Márcia Firmino
Coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, Márcia Firmino | Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

“Em temas como sustentabilidade e cidadania global, a formação continuada é ainda mais relevante, pois proporciona aos educadores ferramentas e conhecimentos para abordar esses temas de maneira crítica e inovadora, contribuindo para a formação de alunos conscientes e engajados com os desafios sociais e ambientais do mundo contemporâneo. Além disso, essa atualização permite que os professores integrem essas questões de forma transversal, promovendo uma educação mais significativa e conectada com a realidade global e local”, finalizou.

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