POLÍTICA
Alcolumbre faz pedido ao STF após Lula vetar aumento de deputados
Corte havia definido que o Congresso tinha até 30 de junho deste ano para readequar composição da Câmara

Por Yuri Abreu

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o presidente Lula (PT) vetar a proposta que amplia o número de deputados federais de 513 para 531 parlamentares.
O amapaense defendeu que a Corte deve aguardar a análise, pelo próprio Congresso, do veto integral do petista acerca da proposta. Em 2023, o STF havia definido que o Poder Legislativo tinha até o dia 30 de junho deste ano para readequar a composição da Câmara Federal com o objetivo de atender às mudanças populacionais ocorridas em diversos estados do país.
Enquanto essa análise do Congresso não acontece, o Supremo não pode considerar que o processo legislativo "se encontra concluído", de acordo com Alcolumbre. Ele argumentou que, em razão disso, o STF não pode determinar uma revisão das bancadas estaduais da Câmara para as eleições de 2026.
Leia Também:
De acordo com o membro do União, as mudanças devem ocorrer apenas em 2030. "Em virtude do não encerramento do processo legislativo, e para garantir segurança jurídica e estabilidade ao processo eleitoral vindouro, que este Supremo Tribunal Federal mantenha, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados por unidade da federação (Estados e Distrito Federal) das eleições de 2022", diz um trecho do pedido.
"[...] Sem redefinição do número de vagas por unidades da federação, mantendo-se a atual proporcionalidade da representação", acrescentou.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes