Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES 2026

Biometria alcança 94% do eleitorado baiano

Mais de 11 milhões retornam às urnas para escolher representantes

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

15/01/2026 - 17:14 h
Imagem ilustrativa da imagem Biometria alcança 94% do eleitorado baiano
-

No próximo dia 4 de outubro, a Bahia se mobiliza para um dos atos mais importantes da democracia. Mais de 11 milhões de baianos e baianas vão retornar às urnas eletrônicas para escolher os representantes que vão ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador (duas vagas), além de deputado federal e estadual.

Caso nenhum candidato ao Executivo alcance a maioria absoluta de votos válidos, o segundo turno está agendado para o dia 25 de outubro.

Tudo sobre Eleições em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Raio-x do eleitorado

De acordo com os dados mais recentes do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia possui hoje 11.094.303 eleitores aptos. Um dado relevante é o avanço da tecnologia de identificação: 94,04% do eleitorado (10,4 milhões de pessoas) já realizou a coleta biométrica.

O voto é obrigatório para a maioria: 9.606.872 pessoas situadas na faixa entre 18 e 70 anos. Outros 1,4 milhão de cidadãos, compostos por jovens de 16 e 17 anos e idosos acima de 71 anos, possuem o direito ao voto facultativo.

Na capital, Salvador, o contingente de votantes chega a 1,92 milhão, dos quais a vasta maioria também já está cadastrada biometricamente.

Para evitar filas e agilizar o processo, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve anotada a ordem de votação. Na urna eletrônica, a sequência será:

Deputado Federal (4 dígitos)

Deputado Estadual (5 dígitos)

Senador — 1ª vaga (3 dígitos)

Senador — 2ª vaga (3 dígitos)

Governador (2 dígitos)

Presidente (2 dígitos)

Disputa na Bahia

O estado vai renovar a representação parlamentar com a escolha de 39 deputados federais e 63 deputados estaduais, estes últimos destinados à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Este ano, excepcionalmente, o estado também vai eleger dois senadores, ampliando a importância da escolha para a Câmara Alta do Congresso Nacional.

Papel de cada cargo

Executivo: são os chefes da administração pública. O presidente conduz as políticas nacionais e a economia, enquanto o governador foca na gestão direta de serviços essenciais como segurança pública e saúde estadual.

Senado Federal: os senadores atuam como a voz dos estados no Congresso, aprovando leis nacionais e fiscalizando indicações de altas autoridades, como ministros do STF.

Câmara dos deputados: representam a população, elaboram leis federais e têm o poder fundamental de aprovar o Orçamento da União.

Assembleia Legislativa: focam na legislação local e na fiscalização rigorosa de como o Governo do Estado aplica os recursos públicos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia cargos políticos eleições 2023 Eletorais Tecnologia biométrica voto obrigatório

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Geraldo Júnior reflete sobre chapa majoritária: "Sempre soube esperar"

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

x