Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES

NOVELA SEM FIM

José Estêvão recorre ao TSE para disputar governo da Bahia após embargo da Justiça

TRE-BA indeferiu candidatura após duplicidade de postulantes pelo mesmo partido

Yuri Abreu
Por
| Atualizada em
José Estêvão, candidato ao governo da Bahia
José Estêvão, candidato ao governo da Bahia - Foto: Reprodução | Redes Sociais | Instagram
Eleições 2026

O candidato ao governo da Bahia, José Estêvão (DC), afirmou que vai ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reaver o direito de disputar o pleito de outubro, após ter sua candidatura considerada "inapta" pela Justiça.

A informação foi revelada pelo próprio postulante ao portal A TARDE, na manhã desta segunda-feira, 24.

Tudo sobre Eleições em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Ele fez uma grave acusação contra o outro nome do DC que teve sua candidatura inscrita na plataforma DivulgaCand, do TSE: Ariel Capistrano — ele, por outro lado, teve a candidatura aceita.

Além dele, outro alvo foi o candidato ao Senado, também pelo DC, Marcelo Santtana.

"Nós estamos recorrendo contra o grupo que vendeu a nossa candidatura. A gente sabe disso. Com a manobra, eles conseguiram invalidar a nossa convenção. Eu tinha uma liminar válida e o grupo que estava com outra liminar conseguiu fazer a convenção, e uma desembargadora validou a convenção deles. Nitidamente, Marcelo Santtana e Ariel venderam a candidatura", disse.

Registro da candidatura de José Estêvão na plataforma DivulgaCand, do TSE
Registro da candidatura de José Estêvão na plataforma DivulgaCand, do TSE - Foto: Reprodução/TSE

"A gente está lutando para ver se muda esse cenário. Para isso, nós já recorremos ao TSE, porque aqui na Bahia a gente já viu que tem interesses outros. Infelizmente, eles [Marcelo e Ariel] receberam uma besteira para tirar uma candidatura que crescia, que pontuou 5% e estava recebendo elogios", completou.

A reportagem do portal A TARDE entrou em contato com Ariel Capistrano e Marcelo Santtana. Através de nota, eles rebateram as declarações de Estêvão, afirmando que ele, além de não reunir as condições objetivas para ser candidato a governador do Estado da Bahia, investiu contra os candidatos a deputado federal e estadual do partido para que não fossem candidatos.

"Ele vai responder a um novo processo criminal por conta dessa denúncia infundada e com o intuito de tentar desmoralizar duas pessoas íntegras: Ariel, candidato a governador, e Marcelo, candidato ao Senado. Podemos definir Estevão como uma pessoa frustrada, inconsequente, racista, maligna e despreparada para a disputa de qualquer cargo eletivo", diz um trecho da nota.

DC registrou duas candidaturas ao Governo da Bahia

Em meio à troca de acusações entre José Estevão e Ariel Capistrano sobre a legitimidade de quem será o candidato do Democracia Cristã (DC) ao governo da Bahia, nas eleições de outubro, uma situação inusitada chamou atenção na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia Também:

ELEIÇÕES 2026

Valdemar reage após deputado baiano do PL subir em palanque petista
Valdemar reage após deputado baiano do PL subir em palanque petista imagem

BOM HUMOR

"Comigo vai dormir tranquilo", diz Caiado após cochilo de Kassab
"Comigo vai dormir tranquilo", diz Caiado após cochilo de Kassab imagem

MAIS UM REVÉS

Pablo Marçal tem nova derrota na Justiça Eleitoral e segue inelegível
Pablo Marçal tem nova derrota na Justiça Eleitoral e segue inelegível imagem

Entre os quatro partidos que até agora registraram candidaturas no sistema, o DC conta com os nomes de Estevão e de Capistrano. O segundo já estava com o registro ativo desde o dia 3 de agosto. Já a inclusão da candidatura de Estevão na plataforma aconteceu um dia depois.

A guerra dentro da legenda já era grande, mas ganhou novos contornos de tensão no último final de semana, quando houve a realização de duas convenções em que nomes de José Estevão e Ariel Capistrano foram homologados. Agora, esse novo capítulo de uma nova que não parece ter um desfecho.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Ariel Capistrano DC eleições 2026 eleições na Bahia José Estevão

Relacionadas

Mais lidas