Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ENTRETENIMENTO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SOLTOU O VERBO

Gil do Vigor detona novo programa de empréstimo de Lula: “Vai se lascar"

Economista teceu críticas ao programa Crédito do Trabalhador

Redação

Por Redação

26/03/2025 - 12:27 h
Gil do Vigor e o presidente Lula
Gil do Vigor e o presidente Lula -

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o economista e ex-BBB Gil do Vigor criticou o Crédito do Trabalhador, novo programa do governo federal que permite solicitação de empréstimos, por trabalhadores de carteira assinada, utilizando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como salvaguarda.

Leia Também:

Gil explicou, na gravação compartilhada nessa terça-feira, 25, que os bancos podem utilizar até 100% da multa rescisória como garantia do empréstimo e alertou para os riscos em caso de demissão.

Tudo sobre Entretenimento em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Se você trabalha de carteira assinada, você consegue um empréstimo chamado consignado, que é aquele empréstimo que já vem descontado diretamente no seu contracheque. Só que aí o que é que acontece. Agora, você vai poder utilizar o seu saldo do FGTS como uma garantia para os bancos. Por quê? Enquanto você está trabalhando, está descontando. E se você perder o emprego”, iniciou.

Gil pontuou que a taxa atual de juros do consignado está em 2,89% ao mês e a promessa é que vai baixar em quase 40%, se aproximando de 1,73% ao mês. “Então, aparentemente é uma coisa boa, mas não é não. Porque os bancos podem ficar com o seu FGTS de garantia. Ele pode usar até 10% do saldo do seu FGTS mais 100% da sua multa rescisória”, detalhou.

O ex-BBB seguiu: “E se tu perder o emprego? Tu foi demitido. Vai precisar desse dinheiro? Vai para o banco e vai se lascar. […] Em um cenário em que as famílias estão endividadas, não conseguem pagar nem o que estão devendo, elas vão fazer mais dívidas”.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados no início de fevereiro, apesar da queda, 76% das famílias brasileiras ainda estão endividadas.

O Crédito do Trabalhador vai permitir que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente pelo crédito consignado (2,89%/mês), de acordo com o governo federal. A expectativa é de que caia cerca de 40%, se aproximando de 1,73%/mês. No entanto, apesar da queda, Gil ressalta que ainda é elevada.

“O juros ainda é alto. Um exemplo: se tu pegar 10 mil emprestados, eu fiz uma conta aqui, com essa taxa de juros tu ainda vai pagar quase 7 mil só de juros”, alertou Gil do Vigor.

Assista ao vídeo publicado por Gil:

A nova modalidade está disponível desde a última sexta-feira (21) e foi anunciada como uma nova alternativa de crédito. Até 10% do saldo do FGTS pode ser usado como garantia. O pagamento do crédito ocorre mensalmente pelo eSocial, até o limite de 35% do salário.

Os trabalhadores que já possuem empréstimos com desconto em folha podem migrar o contrato existente para o novo modelo a partir de 25 de abril.

A adesão ao crédito pode ser feita apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Crédito do Trabalhador críticas empréstimo FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Serviço gil do vigor governo federal Lula programa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Gil do Vigor e o presidente Lula
Play

Bahia é “excluído” da Libertadores em gafe ao vivo na TV Globo

Gil do Vigor e o presidente Lula
Play

Músico internado agradece apoio de fãs e promete “muita música boa"

Gil do Vigor e o presidente Lula
Play

Assim como Hytalo Santos, relembre outros famosos que já foram presos

Gil do Vigor e o presidente Lula
Play

Hytalo Santos é preso após denúncia de 'adultização'; veja vídeo da prisão

x