CAUSOU REVOLTA
"Novela" com Davi Brito é detonada por atores; entenda motivo
História criada nas redes sociais gerou série de críticas de famosos
Por Da Redação
A falsa novela, intitulada Pé de Chinesa, gerou uma série de críticas por parte de atores. Ana Hikari, Anna Akisue, Aya Matsusaki, Bruna Tukamoto, Bruna Aiiso, Carlos Chen, Claudia Okuno, Jacqueline Sato e Tati Takiyama assinaram uma carta contra a história criada nas redes sociais.
Leia Mais:
>>> "Novela" com Davi: Ana Maria Braga toma atitude ao descobrir elenco
>>> “Novela” com Davi divide opiniões na web: “Besteirol”
>>> Global! Davi Brito “entra” para elenco de nova novela das 21h
No texto, assinado coletivamente e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, eles destacaram que a brincadeira de internautas - que incluiu até Davi Brito no elenco - reforça o racismo recreativo contra pessoas amarelas.
"Embora pareça uma ação inofensiva ('ah, é só uma brincadeira', como dizem), isso desencadeia diversas questões que precisam urgentemente ser observadas, dialogadas e refletidas", destaca parte do texto.
Pé de Chinesa nunca existiu e também não foi apresentada como projeto às emissoras. Apesar disso, internautas até investiram em uma vinheta de abertura e recorreram a ferramentas de inteligência artificial para produzir imagens do elenco.
“As imagens criadas por essa novela ‘Pé de Chinesa’ trazem diversas camadas que não só reforçam de maneira estereotipada a forma como as pessoas nos enxergam e nos tratam, mas também resgatam problemas históricos e políticos que nossos ancestrais sofreram ao longo da história mundial, e também especificamente brasileira”, afirma a nota.
Os artistas aponta diversos problemas no meme, como preconceitos linguísticos, “yellowface” (usar uma pessoa não-amarela para interpretar personagem do leste ou sudeste asiático) e uma trilha-sonora que trata de “trabalhar na feira” e ter “zoin puxado”.
“Não é engraçado quando o racismo recreativo toma uma proporção dessa, quando pessoas racializadas ou uma cultura se tornam piadas, memes e viralizam dessa forma”, completa a nota.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes