Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXEMPLO!

Aleixo Belov narra suas viagens e vida em nova autobiografia

Velejador detalha suas aventuras globais, desafios e trajetória de vida em nova obra

Por Beatriz Amorim

18/12/2024 - 11:54 h | Atualizada em 18/12/2024 - 12:18
Aleixo Belov lança autobiografia
Aleixo Belov lança autobiografia -

Um dos grandes nomes da exploração marítima brasileira e mundial, Aleixo Belov lançou o primeiro volume da sua autobiografia, contando detalhes das suas aventuras. Nascido na Ucrânia, durante a segunda guerra mundial, o velejador veio ao Brasil com seis anos, sendo reconhecido como um cidadão baiano.

No livro lançado, Belov detalha as suas cinco viagens ao redor do mundo, além dos desafios enfrentados pelo caminho, que não foram poucos. Ao programa ‘Isso é Bahia’, do A TARDE FM, na manhã desta quarta-feira, 18, o velejador contou como iniciou a sua trajetória com a vela, ressaltando a sua paixão pelo mar.

“Quando criança, eu fui em um mergulho e me deram óculos. Naquela época eu não sabia para que servia, mas quando eu usei e vi os peixinhos, me apaixonei pelo mar. Foi ali que me apaixonei. Daí em diante, eu mergulhei em todos os cantos da Bahia. O mar era menos explorado. Era uma coisa linda, fiquei tão apaixonado que eu resolvi que ia fazer um veleiro para poder navegar pelo mundo e mergulhar em todos os oceanos do planeta”, disse Belov.

Leia mais:
>>Campeonato Tivoli Triple Crown Surf 2024 apresenta os “supercampeões”
>>Vitória Cidadania vira símbolo de transformação para crianças
>>Vitória empresta lateral para equipe da Série B

Um dos grandes navegadores do Brasil, as histórias de Belov são conhecidas em todos os lugares do mundo, influência também dos 10 livros lançados sobre as suas histórias. Desta vez, o objetivo não será apenas contar sobre as suas aventuras, mas também sobre as suas histórias de vida.

"Eu já tinha lançado 10 livros sobre as minhas viagens, esse 11° é sobre a minha autobiografia. Eu já escrevi todos os três volumes que eu pretendo lançar, mas os outros ainda estão em processo de correção. O intuito do livro é para quem quiser saber como se transformar um navegador e abandonar a vida de 'animal doméstico' e andar pelos caminhos do mundo", destacou o velejador ao 'Isso é Bahia'.

Em fala, Aleixo contou um pouco sobre a sua vida no norte da Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, com pai russo. Na sequência, também revelou como foi a decisão de vir ao Brasil com a família e o seu sentimento sobre o 'país tropical'.

"Tínhamos a opção de ir para os Estados Unidos ou vir para o Brasil. Por meu pai ser agrônomo, eu cresci no campo, ele confiava na boa terra e meu pai previu isso, preferindo o Brasil. Que país maravilhoso", revelou.

Em meio a decisão de viajar o mundo, muitas vezes sozinho, Aleixo Belov passou por poucas e boas, contando algumas dificuldades no caminho. No entanto, ao ser questionado, deixou muito claro que nunca pensou em desistir.

"Nunca pensei em desistir. Quando eu fiquei preso no gelo, esperando ele abrir para eu passar, eu pensei que eu havia tomado o caminho errado e talvez eu ficasse preso, tanto que eu comprei uma tonelada de comida. Em uma situação como essa, eu teria que ficar esperando por um ano, até o verão, para o gelo derreter", relembrou Belov.

Um grande exemplo de superação, Aleixo opinou sobre o futuro da navegação, projetando que os novos velejadores terão a facilidade da tecnologia, diferente do seu tempo: "Os novos navegadores vão aproveitar toda essa tecnologia que tá surgindo aí. Agora a gente não sabe o que vai acontecer. O mar se tornou uma riqueza", finalizou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

a tarde fm Aleixo Belov autobiografia exploração marítima isso é bahia

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aleixo Belov lança autobiografia
Play

A mão de Deus? Clube é eliminado da Copinha após levar gol de mão

Aleixo Belov lança autobiografia
Play

Melhor treinador de 2024, Arthur Elias valoriza amistosos na Bahia: "Festa linda"

Aleixo Belov lança autobiografia
Play

Esposa de Paquetá se defende após críticas a Salvador e má repercussão

Aleixo Belov lança autobiografia
Play

Vinicius Jr compra relógio avaliado em R$ 2,3 milhões; veja detalhes

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA