OFICIAL!
Manequinha é efetivado como diretor executivo de futebol do Vitória
Com oito anos de experiência, ele detalha sua trajetória no clube e revela contratações previstas para a próxima temporada
Por Redação

Após trabalhar interinamente, Manoel Tanajura Neto foi oficialmente efetivado como diretor executivo de futebol do Vitória. Ele estava na função desde julho, quando Ítalo Rodrigues foi desligado do clube. A direção rubro-negra até cogitou trazer um profissional para o cargo; contudo, "Manequinha" estará como diretor na temporada 2025.
Leia mais:
Manoel Tanajura Neto esteve ao lado do presidente Fábio Mota, onde concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 9, na sala de imprensa Jornalista João Borges Bougê, no Barradão.
Apesar de jovem, o gestor está trabalhando no futebol há oito anos e falou sobre sua trajetória profissional. Ele iniciou no clube como estagiário e passou por diversos setores.
"Estou completando praticamente oito anos no futebol. Iniciei como estagiário no Vitória, passei pelo setor de desempenho e de análise. Saí do clube dois anos após o início aqui como estagiário. Rodei outras vertentes de mercado ainda no futebol e retornei ao clube dois anos depois, já exercendo uma função de gestão. Inicialmente, até uma gestão comercial de atletas, porém naquela turbulência fui alocado como gerente de futebol e passei durante três anos", disse inicialmente.
Manequinha também revelou que aprendeu com os últimos cinco diretores de futebol que passaram pelo Vitória nos anos anteriores e que se sente preparado para executar a função.
"Tive a oportunidade de trabalhar com cinco diretores de futebol, com os quais pude aprender bastante, absorver suas experiências, pontos positivos e negativos, para que hoje eu possa estar preparado. Pronto, eu acho que a gente nunca está. Acho que estamos constantemente em evolução. Costumo até brincar com os atletas, principalmente os que vêm da base, que você tem que estar preparado para quando a oportunidade aparecer. E a oportunidade apareceu, e hoje eu me sinto, sim, preparado para exercer ela devido a todo esse histórico, a todo esse background que pude aprender e consumir com quem aqui passou e nas diversas funções que eu pude exercer durante esses oito anos", complementou.
Em relação à qualificação profissional, Manoel Tanajura Neto tem cursos de gestão feitos no Brasil e na Europa, onde falou sobre as relações estabelecidas. Ele garante que vai aplicar o conhecimento que adquiriu durante a viagem ao velho continente.
"Fiz o curso da CBF de gestão e, ano passado, finalizei o curso da UEFA de gestão de futebol, no qual passei um ano entre idas e vindas para a Europa. Na Suíça e em Londres, com contato com clubes do mundo todo. Gestores de Arsenal, do Ludogorets, do Shakhtar. Enfim, fiz network também, que acabamos fazendo, e também abri um pouco os horizontes e a mente para novas perspectivas, novos modelos de gestão que, no Brasil, ainda não são praticados. Então conseguimos trazer muitas coisas para o Vitória que foram adquiridas e absorvidas nesse curso", concluiu.
Planejamento para 2025 segue em execução
De acordo com o próprio Manequinha, serão 12 contratações realizadas em todas as posições e que serão anunciadas após a aprovação do orçamento por parte do conselho deliberativo.
A base da equipe de 2024 será mantida. Vale salientar que Raúl Cáceres, Carlos Eduardo, Ricardo Ryller e Willian Oliveira estão com renovações bem encaminhadas e devem prorrogar o vínculo com o rubro-negro baiano por mais uma temporada.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes