Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > FUTEBOL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

E AGORA?

Com saída de Ednaldo Rodrigues, CBF perde cadeira no Conselho da Fifa

Conmebol transfere a vaga para presidente da Associação de Futebol da Argentina

Por Redação

20/05/2025 - 6:50 h
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela Justiça
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela Justiça -

O Brasil perdeu, ao menos temporariamente, a cadeira que ocupava há quase três décadas no Conselho da Fifa, instância máxima de decisões da entidade. A Conmebol oficializou na última segunda-feira, 19, que Cláudio "Chiqui" Tapia, presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), assumirá interinamente a função de representante sul-americano até 2027.

A decisão ocorre em meio à crise institucional na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que segue sem um presidente efetivo após o afastamento de Ednaldo Rodrigues por determinação judicial. A ausência da CBF na reunião do Conselho da Conmebol, mesmo tendo sido convocada, também pesou para a substituição.

Brasil fora do centro de decisões

Desde a gestão de Ricardo Teixeira, o Brasil sempre manteve um representante no Conselho da Fifa. A perda da vaga quebra uma hegemonia histórica e expõe o impacto da instabilidade interna da CBF no cenário internacional.

Atualmente, a CBF é presidida interinamente por Fernando Sarney, mas já tem o nome do médico Samir Xaud encaminhado para assumir o cargo, que é candidato único à presidência da entidade. Ele foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, mas deve assumir diretamente a CBF, sem sequer tomar posse no posto estadual.

A nova eleição definitiva para o Conselho da Fifa, com o representante sul-americano, será realizada após a regularização da situação da CBF. Ainda assim, não há garantia de que o Brasil retomará o assento.

Leia Também:


Conselho da Fifa: prestígio e benefícios

O Conselho da Fifa é composto por 37 membros, incluindo o presidente da entidade, oito vice-presidentes e 28 representantes eleitos pelas federações continentais. Eles decidem questões estratégicas do futebol mundial e têm mandato de quatro anos.

Além do prestígio, o posto oferece remuneração anual de US$ 250 mil (cerca de R$ 1,4 milhão), além de diárias e benefícios para viagens internacionais.

Os demais representantes da Conmebol no Conselho da Fifa são Ignacio Alonso (Uruguai), Ramón Jesurun (Colômbia) e Maria Sol Muñoz (Equador).

A retirada do Brasil do grupo representa um duro golpe político no momento em que o país também corre riscos de sanções da entidade máxima do futebol mundial por possível interferência externa na CBF.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AFA cbf Conselho da Fifa ednaldo rodrigues

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela Justiça
Play

VÍDEO: Rossi desabafa após tentativa de assalto no Rio de janeiro

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela Justiça
Play

Veja análise do VAR que revogou expulsão de John contra o Bahia

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela Justiça
Play

Renato Paiva aplaude torcida do Bahia na Fonte Nova; assista

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF pela Justiça
Play

Lateral confirma "fuga" do Vitória no "Ba-Vi da Paz": "Falei com o juiz"

x