FUTEBOL FEMININO
Terceira edição da Copa Loreta Valadares é lançada em Salvador
Competição começa no próximo dia 20 de outubro, com jogos em Salvador e Região Metropolitana
Por Beatriz Amorim e Redação
A terceira edição da Copa Loreta Valadares foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira, 27, na sede da Sudesb, em Salvador. A iniciativa é promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Aline Lima, coordenadora técnica da competição, ressaltou que o torneio demonstra o compromisso com o futebol feminino e com a renovação da geração de atletas.
“Essa competição foi pensada pelas pioneiras do futebol feminino aqui na Bahia, em especial eu falo o nome da nossa professora Dilma Mendes, e que criou o corpo nesses últimos períodos, tendo uma competição com uma categoria adulta, sub-17, e nessa edição especial nós vamos ter a categoria sub-15, que demonstra o compromisso com o futebol feminino aqui no estado e também com esse processo de renovação, que é importante a gente incentivar para que as nossas meninas possam estar em competição, possam ter a oportunidade de vivenciar esse espaço como um futebol profissional”, contou ao Portal A TARDE.
“Nesta edição nós vamos ter o aplicativo do Copa Fácil, que é um aplicativo novo que tem tomado os espaços na várzea. Vamos ter as finais sendo transmitidas pelo YouTube, algo que é importante para a gente. Tem sido muito positivo, essa terceira edição vem bastante coisa boa para que a gente possa ocupar os campos”, complementou.
Leia mais:
>> Dorival Jr convoca Seleção Brasileira com novidades; veja lista
>> Barcelona de Ilhéus apresenta novo treinador e diretor de futebol para 2025
>> Campeão mundial e da Libertadores pelo Flamengo, Reinaldo morre aos 70 anos
A coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte, da Sudesb, Juliana Camões, destacou a evolução do campeonato no decorrer das edições e a importância para o fomento do futebol feminino na Bahia.
“A terceira edição da Copa Loretta Valadares traz consigo esse ano um pouco mais de robustez. A Copa tem sido pensada e está evoluindo e nós temos um sentimento de progresso dentro do futebol feminino através dessa Copa, que nesse ano traz as categorias de sub-15, sub-17 e adulto. Então a importância é pelo fomento mesmo e pela valorização do futebol feminino no Estado e nacionalmente. E com certeza essa Copa é um projeto piloto e que servirá de molde para muitas outras competições a nível nacional”, afirmou.
A Copa recebeu o nome de Loreta Valadares, uma mulher feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar no Brasil, sendo até mesmo exilada. Loreta foi professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e faleceu em novembro de 2014. O nome da competição homenageia sua luta e contribuição para a sociedade.
Os jogos da competição começarão no dia 20 de outubro, com partidas agendadas para os finais de semana. As partidas serão realizadas nos estádios de Pituaçu, Barradão e no Estádio Municipal de Lauro de Freitas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes