Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SOLUÇÃO

Gigante da Série A cria conselho para virar SAF e fugir da crise

A dívida do Corinthians gira em torno de R$ 2,8 bilhões e aumenta a necessidade de SAF

Marina Branco

Por Marina Branco

03/03/2026 - 11:53 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Neo Química Arena, casa do Corinthians
Neo Química Arena, casa do Corinthians -

Em meio à leva de clubes que vêm se tornando SAF no cenário do futebol brasileiro, o Corinthians começou a ir em busca de sua própria transformação. Diante da crise financeira que vem enfrentando, o clube paulista entendeu a SAF como uma alternativa viável, e está se organizando para realizá-la.

O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, oficializou a criação de um grupo técnico encarregado de analisar a possível transformação do Timão em Sociedade Anônima do Futebol, além de avaliar outros mecanismos jurídicos, como recuperação judicial ou extrajudicial.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

A comissão terá prazo de 60 dias para apresentar um relatório detalhado com diagnósticos, projeções e recomendações. O documento deverá apontar riscos, oportunidades e diferentes cenários, servindo de base para decisões futuras dos órgãos competentes do clube.

Historicamente contrário ao modelo de SAF, o presidente do Conselho reconheceu que o contexto atual exige reavaliação. "Sempre fui contra, mas hoje entendo que precisamos estudar. A questão tributária pesa, o ambiente mudou e o clube precisa encontrar saídas. Não podemos decidir no calor da narrativa externa", afirmou ao Globo Esporte.

Especialistas envolvidos

O grupo será composto por seis profissionais das áreas jurídica, tributária e de negócios do esporte:

  • Andrei Kampff (Direito Esportivo);
  • Diego Faria Guilherme (Direito Tributário);
  • Eduardo Dias (CEO da Footure, consultoria de negócios no futebol);
  • Fábio Prudente (Direito Privado e Desportivo);
  • Pablo Arruda (Direito Societário e Planejamento Sucessório);
  • Robson Ramos Luis Bujato (Direito Civil e conselheiro do clube).

Decisão final envolve torcida

A condução do debate institucional cabe ao próprio Conselho Deliberativo, não à diretoria executiva. A decisão final, contudo, dependerá da votação interna e dos associados, com a torcida corinthiana tendo a oportunidade de expressar sua opinião quanto à SAF.

Até então, não existem nem levantamentos oficiais da dívida do clube, nem de quanto vale o Corinthians. No entanto, de acordo com o último balancete divulgado, referente a novembro de 2025, a dívida bruta do Corinthians gira em torno de R$ 2,8 bilhões, aumentando a necessidade pela SAF.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

corinthians crise financeira direito esportivo SAF sociedade anônima do futebol transformação esportiva

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Neo Química Arena, casa do Corinthians
Play

Torcedor do O’Higgins flagrado em ato racista vai seguir preso na Bahia

Neo Química Arena, casa do Corinthians
Play

Torcedor chileno preso por racismo tem audiência de custódia marcada

Neo Química Arena, casa do Corinthians
Play

Chilenos "invadem" a Fonte Nova com festa para pegar o Bahia; assista

Neo Química Arena, casa do Corinthians
Play

“Pensei até em deixar de existir”, desabafa filho de Popó nas redes sociais

x