COPA DO NORDESTE
Reinado Tricolor: Bahia busca coroar penta diante do Confiança
Após goleada em Aracaju, Esquadrão joga diante da torcida para confirmar título histórico

Por Luiz Teles

Com uma mão e meia na taça da Copa do Nordeste 2025, após golear o Confiança no jogo de ida da final do torneio, por 4 a 1, em Aracaju, o Bahia encara novamente o rival sergipano neste sabado, 6, às 17h30, na Arena Fonte Nova, para ratificar a conquista do título, celebrar um inédito pentacampeonato do torneio e se estabelecer como principal clube da região.
Somente uma derrota por quatro gols de diferença, num jogo de casa cheia (com mais de 48 mil ingressos vendidos), tiraria o título do Bahia. Um triunfo do Confiança por três tentos de margem levaria o duelo para a disputa de pênaltis. Nem uma das duas hipóteses já aconteceu na história das finais do Nordestão, o que deixa a torcida bem confiante no 5º título do Tricolor, todos conquistados neste século (2001, 2002, 2017 e 2021).
Leia Também:
Com o penta, o Esquadrão ultrapassaria o Vitória, hoje empatado em número de títulos da Copa do Nordeste. Isolar-se no topo desse ranking, que tem ainda o Sport, Ceará e Fortaleza com três títulos cada, seria simbólico para um clube que também tem um histórico de vantagem nos confrontos diretos com todos esses rivais. É também, entre eles, o detentor de mais títulos estaduais, além de ser o único duas vezes campeão do Brasileirão. O Sport, duas vezes campeão nacional, faturou a Série A em 1987 e a Copa do Brasil em 2008.
Mais recordes
O troféu daria ao Bahia a liderança de títulos do Nordestão, mas se vencer a partida, o Tricolor terá feito também a melhor campanha em aproveitamento da história do torneio. Segundo dados levantados pelo perfil Gato Mestre, do GE, o Esquadrão tem hoje campanha semelhante ao Sport no título de 1994, com 83,3% dos pontos conquistados.
Caso bata o time sergipano hoje, a equipe chegaria a 84,8%, com 9 vitórias, um empate e uma derrota, superando também a sua melhor marca, de 80,3%, no título de 2001.
Reservas e artilharia

Com um duelo importantíssimo a jogar na quarta-feira, 10, contra o Fluminense, no Maracanã, que pode dar ao Bahia sua primeira semifinal de Copa do Brasil na história, a tendência é que o técnico Rogério Ceni repita hoje uma escalação formada por atletas reservas, reforçados por jogadores do sub-20.
Sem poder contar com os novos contratados, não inscritos para a competição, além de atletas lesionados, e com Jean Lucas e Arias convocados por Brasil e Colômbia, respectivamente, o técnico deve poupar novamente seus principais jogadores, assim como fez na partida de ida. Gilberto e Michel Araújo, já recuperados, devem começar novamente a partida no banco, como em Aracaju.
Entre os titulares hoje, além da motivação de jogar uma final com casa cheia, está também a luta pela artilharia da Copa do Nordeste. O posto hoje é dividido por seis jogadores, sendo dois deles do Bahia: Lucho Rodriguez e o lesionado Erick (volante). Dos outros quatro, apenas Neto Oliveira, do Confiança, estará em campo hoje. Correndo por fora, o atacante Tiago, do Esquadrão, com três tentos na Copa, tem chance de atingir o topo do ranking de goleadores desta edição.
Provável escalação Bahia x Confiança
Bahia: Ronaldo; Fredi Lippert, Gabriel Xavier, Rezende e Iago Borduchi; Acevedo, Rodrigo Nestor, Vitinho (Tiago) e Cauly; Lucho Rodríguez e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Confiança: Allan; Weriton, Renilson, Valdo e Eduardo Moura; Luiz Otávio, Airton, Vitinho e Ronald Camarão; Neto e Thiago Santos. Técnico: Luizinho Vieira.
Arbitragem
- Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- Assistente 1: Luis Filipe Goncalves Correa (PB)
- Assistente 2: Schumacher Marques Gomes (PB)
- Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
- Quinto árbitro: Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
- VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes