ENTENDA
Sorteio da Copa 2026 define grupos, mas tabela do Brasil sai depois
Apesar do sorteio desta sexta-feira, horários, locais e ordem dos jogos só serão revelados no sábado

Por Redação

A definição dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontecerá nesta sexta-feira, às 14h, com transmissão de TV Globo e sportv, diretamente de Washington. No entanto, apesar do aguardado sorteio das bolinhas, as seleções — incluindo o Brasil — só saberão no sábado a ordem dos adversários, os horários e os locais de cada partida da fase de grupos.
A Fifa optou por um modelo diferente do utilizado em edições anteriores. Desta vez, a tabela divulgada previamente em seu site traz apenas a previsão de jogos por cidade e data, sem indicar seleções ou horários.
A entidade afirma que a definição posterior da tabela completa busca oferecer “as melhores condições possíveis para todas as equipes e fãs e, sempre que possível, permitir que torcedores de todo o mundo assistam a suas equipes ao vivo em diferentes fusos horários”.
Como será a montagem da tabela
A programação oficial será apresentada no sábado, também às 14h (de Brasília), em transmissão ao vivo com presença de ex-jogadores e especialistas. Neste momento, a Fifa encaixará cada seleção nos jogos já previstos no calendário.
Um exemplo da versão preliminar mostra que em 14 de junho haverá uma partida do Grupo G em Seattle e outra em Los Angeles. Apenas após o sorteio a entidade definirá quais seleções jogarão em cada uma dessas cidades, sempre respeitando a composição final de cada grupo.
Esse processo substitui o formato anterior, quando a tabela prévia já identificava automaticamente confrontos como G1 x G2 ou G3 x G4, inclusive com local e horário.
Leia Também:
O sorteio dos grupos
Pela primeira vez, a Copa terá 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro equipes. Cada chave terá uma seleção de cada pote — todos definidos com base no ranking da Fifa — e haverá limite de duas seleções europeias por grupo.
O Brasil está no Pote 1, ao lado dos anfitriões e das seleções mais bem colocadas no ranking. Neste pote, três seleções já têm grupos definidos:
- México → Grupo A
- Canadá → Grupo B
- Estados Unidos → Grupo D
Os demais times do Pote 1 serão distribuídos entre os grupos restantes. A Fifa também separou os quatro times de maior ranking em lados opostos do chaveamento geral: Espanha, Argentina, França e Inglaterra, respectivamente, alternando entre os lados A e B.
As bolinhas seguem o padrão tradicional, com todos os países usando bolas brancas, exceto os anfitriões, identificados por cores: EUA (azul), México (verde) e Canadá (vermelho).
Divisão dos potes
- Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2
Seis vagas ainda estão abertas
A Copa de 2026 ainda não tem todos os participantes definidos. Seis seleções sairão de repescagens marcadas para março:
- Europa: (4 vagas):
- Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
- Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
- Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
- Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
- Intercontinental: (2 vagas):
- Intercontinental 1: RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia
- Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



