Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NÃO PODE AVANÇAR

Time da Série B do Brasileirão tem criação de SAF barrada pela Justiça

A alegação diz que o clube fez a votação por maioria simples quando o quórum deveria ter sido mais rigoroso

Marina Branco

Por Marina Branco

23/12/2025 - 17:09 h
Brasileirão Série B
Brasileirão Série B -

O mundo das SAFs vem tomando cada vez mais o futebol brasileiro, e muitos clubes estão se movimentando para a temporada de 2026. Na Série B do Brasileirão, o Avaí deu um passo importante rumo à transformação em Sociedade Anônima do Futebol - mas o processo esbarrou em um entrave jurídico.

Mesmo com a aprovação do Conselho Deliberativo e dos sócios-torcedores, o clube ainda não está autorizado a abrir o novo CNPJ da SAF por determinação judicial. As votações ocorreram ao longo da semana e chegaram a mais de 76% dos votos favoráveis entre os sócios.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Antes disso, no entanto, dois associados foram à Justiça e pediram a suspensão das assembleias, alegando irregularidades na condução do processo. Para eles, o Avaí utilizou maioria simples quando o tema exigiria um quórum mais rigoroso.

O que o juiz decidiu?

O mesmo argumento foi usado para questionar a validade da votação no Conselho Deliberativo, que também havia aprovado a criação da SAF. Diante do pedido, o juiz da 6ª Vara Cível de Florianópolis deferiu parcialmente a ação, o que significa que ele não cancelou a votação dos sócios.

Isso foi feito para evitar prejuízo financeiro ao clube com a suspensão em cima da hora mas, no entanto, "congelou" o resultado até nova deliberação. Na prática, isso significa que, mesmo tendo aprovação política e estatutária, o Avaí não pode avançar juridicamente com a formalização da SAF neste momento.

O clube terá agora um prazo legal para apresentar defesa e tentar derrubar a liminar. Por causa do recesso do Judiciário e dos escritórios de advocacia no fim do ano, a tendência é que o caso só volte a ter movimentações relevantes no fim de janeiro ou em fevereiro de 2026.

Em nota oficial, o clube se pronunciou, afirmando que acredita que a Justiça fará o que os torcedores querem e seguirá atuando para defender a legalidade da decisão tomada pela maioria.

Veja nota do Avaí:

“O Clube vê com tranquilidade esse movimento e acredita que a Justiça fará prevalecer a vontade da torcida avaiana que de forma muito responsável autorizou a criação da SAF 100% do Avaí com quase 80% dos votos. O pedido de suspensão das assembleias não foi acatado pela justiça e o Avaí ainda vai ter a oportunidade de se manifestar nos autos. A nação avaiana segue firme com aqueles que querem o bem do Avaí”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

avaí futebol brasileiro justiça SAF série b sociedade anônima

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Brasileirão Série B
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Brasileirão Série B
Play

Ex-UFC baiano desaparece após mergulho em rio

Brasileirão Série B
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Brasileirão Série B
Play

Cadeiras arremessadas: caos marca estreia de turnê de Messi na Índia

x