FUTEBOL BAIANO
Tradição x Novidade: Colo-Colo e Porto disputam título da Série B
Campeão baiano em 2006 encara clube fundado há menos de um ano
Por Lincoln Oriaj
Há um ditado antigo no futebol que diz que “a camisa pesa”, clichê repetido diversas vezes ao longo da história, mas que vez ou outra cai por terra. Foi assim na semifinal da Série B do Campeonato Baiano entre o tradicionalíssimo Fluminense de Feira e o novato Porto Sport Club, que sequer completou um ano de fundação. Após dois jogos, o estreante levou a melhor e conquistou o acesso para a elite do futebol baiano, além de uma vaga na decisão.
Na final, a tradição estará representada pelo Colo-Colo, campeão baiano em 2006 num histórico jogo contra o Vitória, no Barradão. O caçula do estado, mais uma vez, tentará provar que o futebol é decidido dentro de campo, no onze contra onze.
A novidade
O diretor Sandro Duarte, que assumiu o comando da equipe após a demissão do técnico Beto Oliveira, exaltou a estratégia do Porto, que perdeu para o Fluminense de Feira na primeira fase, mas levou a melhor na semifinal com uma vitória e um empate.
“Estudamos muito a equipe do Fluminense de Feira, eles tinham um time muito forte e um grande treinador. Sabíamos que ia ser sofrido mesmo e os jogadores exerceram o trabalho muito bem. Tínhamos uma proposta de jogo e deu certo”, revelou o dirigente e agora treinador.
A primeira experiência de Sandro Duarte como treinador tem sido incrivelmente boa. Aos 43 anos, o ex-atleta comandou o Porto em seis jogos e contabiliza quatro vitórias, um empate e uma derrota. Apesar de ser o primeiro time profissional da história de Porto Seguro, o Porto Sport Club entrou na Série B como um dos favoritos ao acesso, muito por conta do investimento e dos atletas que foram contratados.
Nomes como Augusto Recife, campeão brasileiro com o Cruzeiro ao lado de Sandro Duarte, em 2004, Luis Ricardo, campeão da Série B com Portuguesa (2011) e Botafogo (2015), Thiago Passos, melhor goleiro do Baianão 2024, Ramires, ex-Bahia e Kleiton Domingues, ex-Vitória, fazem parte do elenco que conquistou o principal objetivo do Porto e que vai em busca do primeiro título da história do clube.
Leia mais: Colo-Colo supera o Grapiúna e conquista acesso para a elite do Baianão
Leia mais: Porto empata com o Fluminense de Feira e está na Série A do Baianão 2025
“Acho que o planejamento é primordial em uma empresa, e mesmo assim não é certeza que as coisas vão dar certo. O futebol é muito complexo, mas creio que se a empresa fizer tudo certinho as chances de êxito são grandes. Para mim e para todos que fazem parte do Porto Sport Club é uma honra fazer parte dessa história. A relação sempre foi muito boa desde o começo e eu só tenho a agradecer a todos pelo apoio e carinho”, contou Sandro ao Portal A TARDE.
A tradição
O ‘Rei do Acesso’, como é conhecido Paulo Sales no mundo da bola, conquistou o 9º acesso de sua carreira. Dessa vez, no comando do tradicional Colo-Colo, que está de volta à elite do futebol baiano após ser rebaixado em 2016. Apesar disso, ele acredita que a tradição não entra em campo e elogiou o adversário antes da decisão da Série B.
“Eu acho que o futebol se igualou muito, se equilibrou muito, então você pode ver que alguns clubes tradicionais não têm conseguido chegar sempre a seu objetivo, como foi o caso agora do Porto contra o Fluminense, que tem muito mais tradição. O Porto cresceu nos últimos jogos e conseguiu eliminar muito bem”, disse Sales ao Portal A TARDE.
O Colo-Colo tem a vantagem do mando de campo na segunda partida e pode comemorar, em Ilhéus, um título com uma campanha invicta. São cinco vitórias e seis empates em onze jogos, mas para Sales isso é só um detalhe, já que o que importa mesmo é ser campeão.
“A invencibilidade faz parte, mas não nos passa na cabeça. Isso mostra que a equipe está muito bem postada defensivamente, mas ser campeão invicto não quer dizer nada, o importante é sermos campeões. O Porto sabe que vai enfrentar uma defesa muito bem postada, um ataque muito rápido na transição ofensiva, e vão se preocupar assim como nós também nos preocupamos muito com a equipe deles"
Um bom resultado em Porto Seguro vai nos favorecer para a decisão dentro de casa
Colo-Colo e Porto começam a decidir o título da Série B do Campeonato Baiano neste fim de semana. O primeiro jogo está marcado para as 15h de domingo, 4, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro. O duelo de volta será realizado no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 18h de sábado, 10.
A equipe que somar mais pontos garante o título da Série B. Em caso de empate na pontuação, a equipe que tiver o maior saldo de gols sai vitoriosa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a competição será decidida por meio da disputa de pênaltis.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes