3ª EDIÇÃO
Verão Costa a Costa é lançado com promessa de ampliação para 2025
Projeto esportivo integra práticas ao ar livre, turismo e economia solidária
Por Redação
Nesta quarta-feira, 18, o Governo da Bahia lançou a terceira edição do Verão Costa a Costa, projeto que promove práticas esportivas ao ar livre e entretenimento ao litoral baiano. O evento de lançamento ocorreu na Casa Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, em Salvador, e contou com a presença de Davidson Magalhães, atual secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), e do vereador Augusto Vasconcelos, que assumirá o comando da pasta em janeiro de 2025.
O projeto, organizado pela Setre em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), acontecerá de 9 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, com atividades esportivas em Alcobaça, Porto Seguro, Itacaré, Valença, Camaçari e Salvador. A expectativa é atrair mais de 20 mil pessoas e reunir cerca de mil atletas amadores, em modalidades como futebol de praia, futevôlei, skate, corrida, surfe, beach tênis, vôlei de praia, breakdance e escalada.
Davidson Magalhães destacou a evolução do projeto ao longo dos anos e apontou os desafios para as próximas edições: “É a terceira edição do Verão Costa a Costa, que já é um sucesso. A primeira edição foi interrompida por conta da pandemia, em 2020, mas retomamos o projeto em 2024 e obtivemos um retorno fantástico. A concepção da iniciativa é ocupar a costa baiana, que é a mais extensa do litoral brasileiro".
"São várias modalidades esportivas, que variam de acordo com as características de cada município. Além disso, integramos o esporte com atividades de inclusão socioeconômica, como as feiras de artesanato e economia solidária. A extensão e ampliação do projeto já é uma tarefa do novo secretário. Ele terá o desafio de consolidar essa marca e buscar mais estrutura para envolver novos municípios. Isso demandará um outro patamar de financiamento, mas é um desafio importante”, afirmou o secretário.
Leia mais:
>> Campeonato Tivoli Triple Crown Surf 2024 apresenta os “supercampeões”
>> Vitória Cidadania vira símbolo de transformação para crianças
>> A sabedoria está no silêncio
Prestigiando o evento, Augusto Vasconcelos reforçou o compromisso de continuidade e crescimento do projeto: “O Verão Costa a Costa, que já é essa realidade, visa potencializar as modalidades que já existem, principalmente aquelas ligadas ao litoral, em associação com uma pauta de aspecto cultural, turístico e de geração de renda através da Feira de Economia Solidária. Nosso objetivo é impulsionar todas essas iniciativas, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento".
"Claro que tudo envolve investimentos, e teremos que batalhar por captação de recursos, seja do Tesouro Estadual ou de outras fontes. Vamos trabalhar para consolidar essa atividade e, se possível, ampliar o número de cidades atendidas. Queremos fortalecer o esporte, aprofundar o turismo e promover mais geração de renda nas comunidades beneficiadas pelo projeto”, destacou o futuro secretário.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes