REAÇÃO
Vitória supera campanha de 2024 e ainda sonha em evitar queda
Mesmo ainda no Z-4, Leão tem menos derrotas e mais pontos que na edição passada do Brasileirão

Por Redação

Se o Vitória escapará do rebaixamento ou não, só o tempo dirá. No entanto, é possível afirmar que a atual campanha no Campeonato Brasileiro é melhor do que a de 2024, considerando a mesma altura da competição.
Nesta segunda-feira, 20, após vencer o Santos em duelo válido pela 29ª rodada da Série A, o Vitória alcançou 31 pontos — dois a mais do que na mesma rodada do Brasileirão de 2024, quando somava 29 pontos após a mesma quantidade de partidas. Curiosamente, em ambas as edições, o time ocupava a mesma colocação: o 17º lugar.
Além disso, vale destacar que a campanha atual também é superior no quesito número de derrotas. Em 2025, o Leão perdeu 12 vezes em 29 jogos, contra 16 derrotas no mesmo período da temporada anterior.
Por outro lado, embora tenha reduzido o número de derrotas, a atual campanha apresenta desempenho inferior em dois aspectos importantes: número de vitórias e gols marcados.
Em 2025, o Vitória venceu sete partidas até a 29ª rodada, enquanto na Série A do ano passado havia vencido oito jogos. Em relação aos gols, nesta edição marcou 27, contra 32 na mesma altura da temporada passada.
Leia Também:
Na classificação do returno do Campeonato Brasileiro de 2025, o Vitória ocupa atualmente a 11ª posição, com 13 pontos conquistados. Após uma boa sequência sob o comando do técnico Jair Ventura, o Leão da Barra viu sua probabilidade de rebaixamento cair para 44,6%, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Atualmente, de acordo com a UFMG, a “nota de corte” para escapar do rebaixamento à Série B é de aproximadamente 49 pontos — pontuação que garante 0% de chance de queda. No entanto, a partir dos 46 pontos, a probabilidade já é bastante reduzida, embora ainda existam chances mínimas de descenso.
Veja:

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes