Natureza é destaque em Mata de São João | A TARDE
Atarde > Caderno Imobiliário

Natureza é destaque em Mata de São João

Publicado sábado, 26 de novembro de 2016 às 00:00 h | Atualizado em 26/11/2016, 16:05 | Autor: Claudia Lessa

Tendo como principal atividade econômica a indústria do turismo, Mata de São João é um município que surpreende e encanta pelas suas belas paisagens e genuínas manifestações culturais, como o samba de roda, a capoeira, o trançado de palhas de coqueiro para a confecção de bolsas, chapéus e outros acessórios. O litoral matense vai de Praia do Forte a Sauipe, com 28 km de praia, em um percurso que preserva remanescentes da mata atlântica, dunas, restingas, manguezais, coqueirais, lagoas, riachos, cachoeiras e praias paradisíacas. Praia do Forte, Imbassaí e Diogo, algumas das localidades mais procuradas da região, têm na atividade turística a responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

Antigo vilarejo de pescadores, com belas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas, Praia do Forte é um destino turístico mundialmente famoso. A charmosa Vila dispõe de lojas de grife, cafés, bares e restaurantes, sendo o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo. Localizada na Costa dos Coqueiros, a 56 km do aeroporto internacional de Salvador, Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura hoteleira, com mais de mil leitos, entre resorts, hotéis e pousadas de alta categoria, além dos albergues, campings, flats, casas e apartamentos para alugar. Destaque, também, para os serviços de apoio ao turista, como bancos, postos de saúde, farmácias, consultórios médicos e odontológicos, academias de ginástica, transportes, pista de pouso, agência de correios, agências de viagens e locadora de veículos, entre outros.

Outro lugar turístico de Mata de São João é Imbassaí, que, em tupi-guarani, significa "caminho do rio". No local, as águas do rio Imbassaí e do mar se encontram, proporcionando um belo espetáculo da natureza. O rio corre paralelamente ao mar, que são separados por dunas de areias brancas e coqueiral, até que acontece o encontro de ambos, quando as águas doces e salgadas se misturam. Na Praia de Imbassaí, nativos e turistas apreciam o pôr do sol, passeiam de caiaque ou fazem a travessia para a Praia de Jangada. As barracas de praia, à beira do rio, oferecem petiscos como caranguejo, pititinga, peixe frito e outros frutos do mar. O mar possui águas mornas e cristalinas e, em alguns trechos, aparecem ondas para a prática do surfe e de outros esportes aquáticos.

Em Mata de São João, a maior parte dos seus moradores trabalha na indústria do turismo, empregada em hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços. Já na zona rural, a produção de orgânicos abastece parte do mercado soteropolitano e de outros municípios baianos. A atividade pecuária também é intensa, com a criação de bovinos, caprinos e equinos. Inclusive, no século passado, Mata de São João era um dos principais centros de distribuição de gado e possuía um dos maiores abatedouros da Bahia. É na sede, situada no interior do estado, entre os municípios de Dias D'Ávila e Pojuca, onde moram 70% da população matense, que vive das atividades comerciais e turísticas.

Publicações relacionadas