ENTENDA
1ª de agosto é o fim do mundo? Humanidade esgota recursos disponíveis
Alerta feito por instituição americana, acende alerta para questão mundial
Por Da Redação
Uma marca que poderia ter sido evitada, se tornou realidade. A humanidade esgotou nesta quinta-feira, 1ª, os recursos disponíveis para este ano. Assim, os humanos iniciam a exploração de recursos destinados a 2025.
Este alerta foi feito pela organização internacional Global Footprint Network, que foi batizado pelo instituto como Dia da Sobrecarga do Planeta, o Earth Overshoot Day. O dia significa que a demanda por recursos naturais ultrapassa a capacidade anual de regeneração no mundo.
Veja também:
>>>Ventos da COP30 já sopram no Brasil
>>>Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste reelege diretoria para biênio
Temperaturas elevadas de forma descomunal em diversos países, aquecimento global, desmatamento. Diversas ações naturais, que aliadas às atividades humanas, estão sobrecarregando o planeta.
De acordo com o instituto, se a humanidade usar 1,7 vezes mais rápido do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. É como usar 1,7 Terras. A sobrecarga é possível porque podemos usar em excesso e esgotar o capital natural.
De acordo com o instituto, isso compromete a segurança dos recursos da humanidade. Os custos desse gasto ecológico global excessivo estão se tornando mais evidentes na forma de desmatamento, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera. Este último leva à mudança climática, eventos climáticos extremos mais frequentes e menor produção de alimentos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes