JUSTIÇA
Anestesista que envenenou 30 pacientes é condenado à prisão perpétua
O objetivo dele era "abalar psicologicamente" os colegas de profissão

Por Redação

O anestesista Frédéric Péchier, 53 anos, foi condenado pela Justiça Francesa à prisão perpétua após ser acusado de envenenar 30 pacientes em uma suposta tentativa de culpabilizar e abalar psicologicamente os colegas de trabalho.
Péchier trabalhava em duas clínicas na cidade de Besançon (leste da França). Dos 30 pacientes, 12 morreram. Segundo o Ministério Público, ele contaminava as bolsas de infusão com potássio, anestésicos locais, adrenalina e até heparina, para provocar parada cardíaca ou hemorragias em pacientes atendidos por colegas.
Leia Também:
O objetivo dele era "abalar psicologicamente" os profissionais de saúde com quem estava em conflito e "alimentar sua sede de poder".
A vítima mais jovem, de quatro anos, sobreviveu a duas paradas cardíacas durante uma cirurgia das amígdalas em 2016. A mais idosa tinha 89 anos. Doze pacientes não conseguiram resistir.
Condenação
"Você será preso imediatamente", declarou a presidente do tribunal de Besançon, Delphine Thibierge, ao acusado, que compareceu em liberdade durante mais de três meses de julgamento e ouviu a sentença sem expressar qualquer emoção.
A família do anestesista, que sempre o apoiou, estava presente no tribunal. Após o anúncio dos primeiros veredictos de culpa, suas filhas, chorando, deixaram o local.
O tribunal seguiu o parecer do Ministério Público, que havia solicitado a pena de prisão perpétua para Péchier, apontado como "um dos maiores criminosos da história por ter utilizado a medicina para matar".
A Justiça também impôs um período de 22 anos durante o qual ele não poderá solicitar a liberdade condicional. Os advogados do anestesista anunciaram que pretendem apresentar recurso contra a sentença.
Péchier sempre clamou inocência. Durante sua última declaração, na segunda-feira, ele reiterou: "Não sou um envenenador".
*Com informações da AFP
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



