Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Atentado terrorista na Austrália: veja tudo o que se sabe

Ataque a tiros deixou 15 vítimas

Victoria Isabel
Por
O atentado provocou pânico
O atentado provocou pânico - Foto: DAVID GRAY / AFP

Um ataque a tiros durante as celebrações do festival judaico de Hanukkah deixou 16 mortos e cerca de 40 feridos na praia de Bondi, um dos pontos turísticos mais movimentados de Sydney, na Austrália, no domingo, 14.

Entre os mortos estão 15 vítimas e um dos suspeitos, que morreu após trocar tiros com a polícia. As autoridades australianas classificaram o episódio como um ato terrorista e abriram uma investigação para apurar a motivação e possíveis ligações com outras ameaças.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a polícia de Nova Gales do Sul, há indícios de que o ataque tenha sido planejado para atingir especificamente a comunidade judaica. O atentado provocou pânico entre banhistas e participantes do evento religioso, levando ao isolamento imediato da área e à mobilização de equipes antiterrorismo.

A segurança também foi reforçada em outros pontos da cidade. Um objeto que pode ser um artefato explosivo foi retirado de um carro estacionado próximo à praia, além de outros itens suspeitos que passaram por análise.

Leia Também:

CINEINSITE

Famoso diretor de Hollywood é encontrado morto nos EUA; filho é suspeito
Famoso diretor de Hollywood é encontrado morto nos EUA; filho é suspeito imagem

25 ANOS DE ESPERA

Acordo Mercosul-UE deve ser assinado nesta semana, mas França resiste
Acordo Mercosul-UE deve ser assinado nesta semana, mas França resiste imagem

JOSÉ ANTONIO KAST

Candidato da extrema direita vence eleições no Chile
Candidato da extrema direita vence eleições no Chile imagem

As vítimas tinham entre 10 e 87 anos. A mais jovem, uma menina, chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Entre os mortos estão o rabino Eli Schlanger, de 41 anos, nascido em Londres, e um cidadão israelense.

O número de feridos chegou a 40 pessoas, incluindo dois policiais, e o estado de saúde de parte das vítimas é considerado grave. Não há, até o momento, registro de brasileiros entre os atingidos.

Suspeitos são pai e filho

A polícia informou que os suspeitos são pai e filho. O pai, de 50 anos, possuía licença para porte de arma e morreu durante confronto com agentes de segurança. O filho, de 24 anos, foi preso com ferimentos graves, mas permanece em condição estável. As autoridades afirmam que não há indícios da participação de um terceiro envolvido no ataque.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

ataque a tiros atentado Austrália Terrorismo

Relacionadas

Mais lidas