Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

EUA pede que a América Latina escolha 'de que lado' está sobre o Irã

Estados Unidos bombardearam várias usinas nucleares iranianas

AFP
Por AFP
Venezuela, Cuba e Nicarágua se solidarizaram com o Irã
Venezuela, Cuba e Nicarágua se solidarizaram com o Irã -

Os países da América Latina e do Caribe deverão escolher "de que lado vão estar" em um conflito envolvendo o Irã, afirmou nesta segunda-feira, 23, uma funcionária do Departamento de Estado Americano na véspera da assembleia-geral da OEA.

Leia Também:

VIOLAÇÃO

Catar diz ter direito de resposta após ataque do Irã
Catar diz ter direito de resposta após ataque do Irã imagem

RETALIAÇÃO

Irã ataca base militar dos EUA no Catar
Irã ataca base militar dos EUA no Catar imagem

MUNDO

Juliana Marins é vista imóvel a 500 metros em vulcão na Indonésia
Juliana Marins é vista imóvel a 500 metros em vulcão na Indonésia imagem

Antígua e Barbuda acolheu a partir de terça-feira a 55ª assembleia-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) dias depois que os Estados Unidos bombardearam várias usinas nucleares iranianas em apoio a uma intervenção militar israelense.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Venezuela, Cuba e Nicarágua, aos quais o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, consideram “inimigos da humanidade”, se solidarizaram com o Irã. Outros países, como o Brasil ou a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), da qual fazem parte, entre outros, Bolívia e Antígua e Barbuda, também condenaram os ataques.

O Uruguai expressou sua preocupação pela intervenção e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, citou o falecido papa Francisco para dizer que "a guerra é o maior fracasso da humanidade". A Argentina, em contrapartida, apoiou Washington.

É uma grande oportunidade para que os países da região se considerem conta de que lado vão ficar, se vão apoiar um regime que é patrocinador estatal do terrorismo ou que postura vão tomar", declarou nesta segunda-feira, uma funcionária do Departamento de Estado em uma coletiva de imprensa à distância.

“Cada país tem que tomar uma decisão”, destacou a funcionária em meio a uma ofensiva militar de Israel contra a República Islâmica com o objetivo declarado de impedir que o país adquira armas nucleares.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

base americana Guerra Irã trump

Relacionadas

Mais lidas