MUNDO
Governo espanhol declara estado de emergência por conta do apagão
A causa da interrupção na distribuição de energia não é certa ainda
Por Redação

Foi declarado estado de emergência pelo Ministério do Interior da Espanha nesta segunda-feira, 28, após um apagão na rede de energia atingir a maior parte da Península Ibérica (Portugal, Espanha e parte da França).
Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo central assumisse a ordem pública e outras funções. Além disso, o ministério acrescentou que o estado de emergência será aplicado nas regiões que solicitarem.
Leia Também:
A causa do apagão que afetou grande parte da Península Ibérica ainda segue incerta, disse o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta segunda-feira, 28. Redes de transporte não conseguem funcionar, hospitais ficaram sme energia e pessoas ficaram presas em metrôs e elevadores.
Ocorreu uma tentativa de restauração da rede de energia pelas concessionárias de serviços públicos, porém a operadora espanhola de transmissão de energia, “Red Eléctrica” afirmou que a interrupção duraria de seis a 10 horas.
A possibilidade de um ataque cibernético ter causado o apagão foi considerada, porém o presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou que não há indícios disso.
Já a REN, REdes Energéticas Nacionais, operadora de Portugal, negou que um fenômeno atmosférico tenha sido a causa do apagão. Ambos governos se reuniram para discutir essa interrupção.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes