Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

OMS investiga surto misterioso no Congo que já matou 53 pessoas

Doença surgiu em duas aldeias da província de Équateur e apresenta uma taxa de mortalidade de 12,3%

Por Redação

25/02/2025 - 14:32 h
Sede da Organização das Nações Unidas
Sede da Organização das Nações Unidas -

Uma misteriosa doença tem intrigado especialistas e já causou 53 mortes na República Democrática do Congo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a enfermidade se espalha rapidamente, levando a maioria das vítimas a óbito em até 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas. O surto foi classificado pela entidade como “uma ameaça significativa à saúde pública”.

Desde janeiro, ao menos 431 pessoas foram diagnosticadas com febre, vômito, diarreia, dores musculares, dores de cabeça e fadiga. A doença surgiu em duas aldeias da província de Équateur e apresenta uma taxa de mortalidade de 12,3%.

Pesquisadores acreditam que a origem do surto esteja ligada à Vila Boloko, onde três crianças menores de 5 anos faleceram após consumirem a carcaça de um morcego. Além dos sintomas comuns, elas apresentaram sinais de febre hemorrágica, como sangramentos e vômito com sangue, falecendo entre os dias 10 e 13 de janeiro.

Leia Também:

O número de vítimas aumentou rapidamente. Poucos dias depois, quatro crianças entre 5 e 18 anos também morreram na mesma região. No fim de janeiro, a Vila Boloko registrava 10 infectados e sete mortes, enquanto na Vila Danda, havia dois casos e uma morte confirmada. Em fevereiro, um novo foco da doença foi identificado na Vila Bomate, com 419 casos e 45 óbitos.

Amostras coletadas de 18 pacientes foram analisadas pelo Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica, na capital Kinshasa, mas os testes não indicaram a presença de doenças hemorrágicas conhecidas, como Ebola e Marburg. O resultado negativo aumenta o mistério sobre a origem e a natureza dessa nova ameaça à saúde pública.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

congo doença febre hemorrágica misteriosa oms surto letal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sede da Organização das Nações Unidas
Play

Turista tenta tirar selfie com elefante é pisoteado pelo animal

Sede da Organização das Nações Unidas
Play

Moradora de área nobre precisa sair de sua casa após invasão de barata

Sede da Organização das Nações Unidas
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Sede da Organização das Nações Unidas
Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

x