ELEIÇÕES
Ortega condena postura de Lula sobre Venezuela: “Puxando saco”
Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, considerou o comportamento do brasileiro como "vergonhoso"
Por Da Redação
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, criticou a postura do presidente Lula (PT) diante do resultado das eleições na Venezuela, que reconduziu Nicolás Maduro à presidência do país. Para o chefe do Executivo, o comportamento do petista é considerado “vergonhoso”.
“A forma com que Lula tem se comportado quanto à vitória do presidente legítimo da Venezuela é vergonhosa, repetindo os slogans dos ianques, dos europeus, dos governos puxa-sacos da América Latina. Você está puxando saco, Lula”, disse Ortega.
Leia mais
>> Brasil e Colômbia seguem sem reconhecer vitória de Maduro na Venezuela
>> UE não reconhece resultados eleitorais da Venezuela
As declarações do mandatário da Nicarágua foram dadas na segunda-feira, 26, durante a cúpula virtual da Alba-TCP (Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos).
Ortega ainda afirmou que o presidente brasileiro está se “rebaixando” em não exigir a apresentação das atas eleitorais para reconhecimento da vitória de Maduro, no pleito realizado em julho.
"Lula, se você quiser que o povo bolivariano o respeite, respeita a vitória do presidente Nicolás Maduro, e não fique ali, como um rebaixado", acrescentou Ortega,
O resultados das urnas venezuelanas é contestado pelo grupo de oposição do país, encabeçado pela líder María Corina Machado. Para o pleito, a bancada afiançou o nome de Edmundo González.
O governo Lula (PT), em conjunto com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, divulgou um comunicado exigindo dados “verificáveis” das eleições. A dupla, contudo, não condenaram a postura do chavista no país contra o grupo de oposição.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes