SAÚDE
Papa Leão é diagnosticado com câncer de pulmão após cirurgia
Exame confirmou adenocarcinoma pulmonar após procedimento em Roma


O papa Leão XIV foi diagnosticado com câncer de pulmão após passar por uma cirurgia para a retirada do lobo inferior do pulmão direito, nesta terça-feira, 13, no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália. Segundo boletim divulgado pela Santa Sé, a operação durou cerca de 90 minutos e ocorreu sem complicações.
O exame do tecido removido durante a operação confirmou o adenocarcinoma pulmonar, tipo de câncer que se desenvolve nas células glandulares do órgão.
“Para assegurar a radicalidade da intervenção, foi removido o lobo inferior do pulmão direito por meio de técnica videoassistida. O exame histológico intraoperatório confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar, conforme suspeitado pelos exames pré-operatórios”, informou o boletim.
Leia Também:
Após o procedimento, o papa acordou normalmente após o procedimento e, depois de um breve período de observação, retornou ao quarto, no décimo andar do hospital.
O boletim médico foi assinado pelo médico Luigi Carbone e pelo cirurgião Stefano Margaritora.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estágio do câncer nem sobre o tratamento previsto. A retirada do lobo inferior do pulmão direito foi realizada para remover a área afetada, conforme o planejamento médico.


