PANDEMIA
Subvariante XBB.1.5 dispara número de novos casos de Covid-19 nos EUA
País enfrenta um aumento considerável de diagnósticos positivos impulsionados pela sublinhagem da Ômicron
Por Da Redação
Os Estados Unidos enfrentam uma escalada no número de casos positivos de Covid-19, principalmente no nordeste do país, onde um surto da subvariante XBB.1.5 está sendo observado. Estudos preliminares apontam que esta nova versão pode ser ainda mais transmissível do que as anteriores.
De acordo com dados do Centro de Controle de Doenças (CDC), do governo americano, esta sublinhagem da Ômicron é responsável por aproximadamente 40% dos casos no país, que registra o dobro de notificações em relação à semana anterior.
A cepa foi descoberta em outubro de 2022 e, devido ao alto índice de contágio, logo se espalhou. Em Nova York, por exemplo, 75% dos diagnósticos são atribuídos a ela, que já foi notificada em ao menos 29 países. Apesar de ainda não ter sido encontrada no Brasil, virologistas acreditam que a subvariante já está em circulação no país.
A XBB.1.5 é uma mutação da XBB, variante recombinante da Ômicron que agrega elementos da BA.2.75 e da BJ.1. Ela pode surgir a partir da infecção por dois microrganismos diferentes que entram em uma mesma célula. Ainda não se a nova versão pode provocar sintomas diferentes dos observados nas ondas anteriores.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes