Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IRREGULARIDADES

Ex-prefeito é multado por manter médicos clínicos sem formação específica

Artur Silva Filho, ex-prefeito de Barra, permitiu ainda a ausência de equipamentos essenciais para funcionamento das unidades de Saúde

Por Redação

08/05/2025 - 11:32 h
Ex-prefeito de Barra, Artur Silva Filho
Ex-prefeito de Barra, Artur Silva Filho -

O Tribunal de Contas dos Municípios acatou as conclusões do relatório de auditorias realizadas no município de Barra, Vale do São Francisco da Bahia, na gestão do ex-prefeito Artur Silva Filho. Foi avaliado o cumprimento das normas legais e regulamentações vigentes à Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma multa de R$ 5 mil foi imputada ao gestor pelas irregularidades identificadas durante a fiscalização.

Leia Também:

Entre as principais irregularidades estão a possibilidade de contratações temporárias precárias, mantidas há mais de 11 anos, sem realização de concurso público, o que resulta em alta rotatividade e compromete a continuidade do serviço médico; e a predominância de médicos clínicos gerais sem formação específica em Saúde da Família, sendo constatado o atendimento médico irregular em algumas unidades e a ausência de pediatras.

Foram registradas ainda no relatório, a existência de salas de vacinação com dimensões reduzidas, má ventilação, infiltrações e mofo; banheiros em condições confortáveis ​​e com ausência de acessibilidade arquitetônica; ausência de equipamentos essenciais para o funcionamento das unidades visitadas, como balança infantil, autoclave, estetoscópio pediátrico e negatoscópio; inexistência de inventário atualizado dos bens móveis das Unidades de Saúde visitadas; a falta de sistema informatizado e de indicadores para a realização da gestão do fluxo de encaminhamento das demandas existentes, com estoque de demanda reprimida por exames e consultas especializadas; entre outras.

O montante de recursos alocados, em 2023, pela Secretaria de Saúde do município de Barra foi de R$ 11.764.110,94. O gestor, apesar de notificado, não se manifestou no processo. A decisão cabe recurso.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

´gestão auditoria concurso médicos clínicos multa processo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ex-prefeito de Barra, Artur Silva Filho
Play

Homem destrói equipamentos em praça do município de Catu; veja vídeo

Ex-prefeito de Barra, Artur Silva Filho
Play

Prefeitura de Catu distribui rabo de peixe em kit e revolta moradores

Ex-prefeito de Barra, Artur Silva Filho
Play

Protesto fecha rodovia entre Bom Despacho e Nazaré

Ex-prefeito de Barra, Artur Silva Filho
Play

Prefeitura de Nazaré suspende ônibus de estudantes universitários

x