OPERAÇÃO
Estádio Joia da Princesa pode ser requalificado em Feira de Santana
Equipamento vai ser explorado por empresa vencedora do certame

Por Rodrigo Tardio

A Prefeitura de Feira de Santana, centro norte da Bahia, publicou, nesta terça-feira, 18, edital de licitação para a concessão onerosa de requalificação, exploração, operação e manutenção do Estádio Alberto Oliveira, conhecido como Joia da Princesa.
A concessão onerosa é a concessão de um direito, bem ou serviço, mediante o pagamento de uma contraprestação.
Leia Também:
De acordo com o edital, a concessão prevê que a empresa vencedora vai ser a responsável por modernizar, administrar e explorar comercialmente o equipamento esportivo, o qual pertence ao Município de Feira de Santana. O critério de julgamento vai ser o de maior valor da parcela de outorga fixa, garantindo retorno financeiro ao município.
A sessão pública para recebimento e análise das propostas está marcada para o próximo dia 19 de janeiro de 2026 no Departamento de Gestão de Compras e Contratações. O espaço vai estar disponível para atendimento aos interessados em dias úteis, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Opção para equipes
O técnico do Bahia, Rogério Ceni, em março deste ano, destacou a qualidade do gramado do Estádio Joia da Princesa, local da partida contra o Jacuipense, pelo campeonato baiana, e sugeriu que o equipamento pudesse ser uma opção quando a Arena Fonte Nova não estivesse disponível.
A Arena Fonte Nova, que não é de uso exclusivo do Bahia, precisa ser cedida para eventos, forçando o clube a mudar o planejamento, seja alterando datas ou buscando outro estádio para mandar seus jogos.
Tradicionalmente, o Estádio de Pituaçu ocupa a vaga de 'segunda casa do Bahia', mas o local enfrenta problemas estruturais, e desde 2023, não recebe jogos com público devido a questões documentais. Além disso, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ajustes na infraestrutura e na segurança do local em janeiro deste ano.
Reestruturação
No início deste ano, o Joia da Princesa, tradicional palco do futebol baiano passou por um processo de recuperação, sobretudo em relação à revitalização do gramado, estando apto para receber jogos desde fevereiro de 2025.
Apoio do Estado
Em dezembro do ano passado, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou estar disposto a oferecer recursos estaduais para que a prefeitura de Feira de Santana reformasse o Alberto Oliveira.
Torcedor declarado do Fluminense de Feira, o deputado federal Zé Neto (PT), à época, detalhou as mudanças que o grupo político via como necessárias no equipamento. De acordo com o parlamentar, o ideal é que o estádio se transformasse em uma arena, gerida no modelo de parceria público-privada (PPP), como a Fonte Nova.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



