CARNAVAL
Abertura do Carnaval de Salvador 2026 deve reunir grandes nomes do samba
Tema da festa em 2026 vai ser o samba
Por Bianca Carneiro e Edvaldo Sales

Ainda faltam alguns meses para o Carnaval de Salvador 2026, mas assim como as expectativas dos foliões, os preparativos para a festa já estão em alta, tanto que o tema para o próximo ano já foi definido e vai homenagear o samba. E mais novidades estão sendo preparadas, algumas delas referentes à abertura do evento.
Informações apuradas pelo Portal A TARDE dão conta que a ideia é fazer algo tão grandioso quanto em 2025, que a abertura aconteceu na Praça Castro Alves e reuniu nomes como Carlinhos Brown,Margareth Menezes, Daniela Mercury, e outros.
A abertura do Carnaval de Salvador 2026contará com grandes nomes do samba e a intenção é ser algo altamente midiático, pensado “com o intuito de mostrar para o mundo”.
Até o momento, porém, nenhum nome foi confirmado oficialmente pela Prefeitura de Salvador.
Leia Também:
Homenagem ao samba
Segundo informações divulgadas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), a homenagem do Carnaval de Salvador 2026 será para o samba, celebrando seu aniversário de 110 anos, que foi marcado pela primeira gravação comercial de samba no Brasil, a canção ‘Pelo Telefone’, em 1916.
A homenagem foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos e o presidente da Saltur, Isaac Edington, que nomearam a festa como “110 Anos de Samba”.
Campanha oficial
Apesar da celebração oficial acontecer apenas em 2026, a campanha será lançada ainda este ano, com ações digitais, intervenções urbanas, curadoria artística e programações culturais dedicadas a todas as vertentes e subgêneros do samba, como o samba-reggae e o samba-enredo.
Aprimoramento do Edital Ouro Negro 2026
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promove, até o dia 20 de agosto de 2025, a consulta pública para o aprimoramento do Edital Ouro Negro 2026, um dos principais mecanismos de apoio e valorização das manifestações culturais de matrizes africanas no estado.
A consulta busca colher sugestões, críticas e contribuições da sociedade civil, produtores culturais, artistas e demais agentes do setor, a fim de aperfeiçoar o texto e as diretrizes do edital antes de sua publicação.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes