MÚSICA
Margareth Menezes reage sobre projeto para criar Dia da Axé Music
Ministra ainda comentou sobre comemoração do gênero musical em que é uma das principais expoentes
Por Bianca Carneiro e Luiz Almeida
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou de forma sucinta sobre o projeto de lei enviado para a Câmara dos Deputados que tem como objetivo criar o Dia Nacional da Axé Music. Nesta terça-feira, 5, data em que se celebra o Dia Nacional da Cultura, em bate-papo especial com a imprensa, a cantora afirmou que é uma conquista para o gênero musical.
Questionada pelo Portal A TARDE, a ministra disse que a data pode ser algo importante e uma "conquista" para o ritmo musical. Ela completou dizendo que o PL é importante para a comemoração, inclusive, dos 40 anos do Axé: "Vai ser uma data bem feliz".
Leia Mais:
>>> Em aceno a evangélicos, ministra diz que política cultural é de todos
>>> Margareth Menezes debate poluição no Carnaval de Salvador: "Limites"
>>> Indígenas da Bahia debatem direitos fundamentais
O PL em questão, de número 4187/2024, é da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), sugere o dia 1º de fevereiro como a data a ser marcada no calendário de forma oficial para celebrar o movimento musical.
Durante o bate-papo com a imprensa, a ministra ainda comentou sobre o Carnaval e a intenção de diminuir os índices de poluição em grandes festas como a folia baiana. Ela reconheceu que o assunto precisa ainda ser melhor debatido.
“Os debates no âmbito do G20 buscam saídas, usar a cultura como uma ferramenta de conscientização da população em relação ao uso, e outras maneiras de se relacionar com a natureza, com as riquezas naturais. E nesse sentido, inclusive, já existem, por exemplo, algumas experiências de festivais no mundo onde eles usam todo o material reciclado, que eu acho que são coisas que podem ser adaptadas", opinou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes