RECONHECIMENTO
Brasil pode ter Dia Nacional da Axé Music; saiba mais
Projeto foi apresentado pela deputada Lídice da Mata
Em meio a comemoração de 40 anos do gênero musical, um projeto de lei enviado para a Câmara dos Deputados tem como objetivo criar o Dia Nacional da Axé Music. O PL de número 4187/2024 é da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que sugere o dia 1º de fevereiro como a data a ser marcada no calendário de forma oficial para celebrar o movimento musical.
Ao Portal A TARDE, Lídice, por meio de sua assessoria informou que o requerimento do projeto foi aprovado na comissão de Cultura na última quarta-feira, 30. Uma audiência pública será realizada no próximo dia 27 de novembro para debater a criação do dia.
Leia também:
>> Coldplay faz show como trio pela primeira vez na história da banda
>> Primeiro bloco afro, Ilê Aiyê chega aos 50 anos com festa na Concha
>> Vovô do Ilê: "Não acreditavam que um bloco só de negros não tivesse marginais"
Como justificativa, a parlamentar afirma que o ritmo criado na Bahia “tem sido um elemento central do Carnaval de Salvador, um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais do Brasil”.
Além disso, Lídice cita nomes como Luiz Caldas, considerado o pai do Axé, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Psirico e Léo Santana como destaques da geração.
Ainda segundo a deputada, a criação de uma data exclusiva para lembrar o movimento musical “contribuirá para a valorização e preservação da Axé Music como uma manifestação cultural vital e um símbolo de identidade e resistência da cultura baiana, celebrando também sua rica história e seu impacto contínuo na cultura e na música brasileira”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro