É OURO!!
Campeã olímpica no judô, Bia Souza já praticou natação
Conheça a história da judoca medalhista de ouro nas Olimpíadas de Paris-2024
Por Beatriz Amorim
Primeira medalhista de ouro do Brasil nos Jogos olímpicos de Paris-2024, a judoca Beatriz Souza quase se tornou atleta da natação. Aos 26 anos, a judoca passou por uma longa caminhada até chegar ao topo do pódio, começando do início na modalidade, aos sete anos, até o falecimento da avó paterna.
Por influência do pai, ex-judoca a campeã olímpica iniciou a sua trajetória aos sete anos, após assistir um treino e se apaixonar pelo esporte, não largando nunca mais. Assim, aos 15 anos, se mudou para a capital paulista em busca do sonho de viver do judô. Na carreira, a brasileira soma duas pratas e quatro bronzes em Mundiais, já em Jogos Pan-Americanos, conquistou uma posição no 2° lugar e duas vezes em 3°.
Leia mais:
>>Após ouro de Bia Souza, Brasil sobe 14 posições no quadro de medalhas
>>Classificado! Com combinação de resultados, Brasil avança às quartas
Em 2023, foi reconhecida como a melhor judoca do ano pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o que a aproximou da primeira participação em Jogos. No mês de abril, esteve na lista de pré-convocados e conseguiu a tão sonhada classificação, o que, futuramente, a faria gravar o seu nome na história.
De Peruíbe, no litoral de São Paulo, Bia sofreu uma grande perda pouco antes do início da Olimpíada de Paris: o falecimento da sua avó paterna. Entretanto, apesar do luto, a judoca foi guerreira e não desistiu, mas também não esqueceu do ente querido, dedicando a conquista: "Foi pela vó, é para a vó, mãe. Eu amo vocês, mais do que tudo", disse a campeã após o combate.
Para se tornar a primeira representante do Brasil a ser campeã no peso-pesado, a atleta não teve vida fácil, derrotando a argentina Izayana Marenco, nas oitavas, a sul-coreana Hayun Kim, nas quartas, a francesa Romane Dicko, número 1 do ranking mundial, e, finalmente, Raz Hershko, de Israel.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes