Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > OPINIÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDITORIAL

O trem que transformará a Bahia

Confira o editorial deste sábado, 6

Da Redação

Por Da Redação

06/09/2025 - 1:07 h
Projeto de ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana ganhou impulso
Projeto de ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana ganhou impulso -

O projeto de ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana ganhou impulso com um encontro, esta semana, na Câmara Municipal da maior cidade do interior, acrescentando o fato de ser o entroncamento mais importante da região Nordeste.

Ou seja, além de o trem facilitar o deslocamento de um expressivo número de passageiros, quem desembarca na estação feirense terá desembaraço ao conseguir condução para quaisquer sentidos e direções quanto queira.

Tudo sobre Opinião em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ademais, em tempos de crise climática, e desdobramentos impossíveis de prever, o modal não é poluente, somando a favor rapidez e segurança em relação à rodovia. Aguardando aprovação federal, a iniciativa requer a participação de órgãos da sociedade civil, para manifestar a adesão, dado o contexto apontando “marco histórico” pela união dos dois poderosos municípios.

O plano de construção e funcionamento está pronto, conforme apresentado na Casa Legislativa de Feira por sócios-diretores da empresa Trem Intercidades Bahia, com orçamento batendo a casa dos R$ 8 bilhões.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já deu aval, após avaliação, mas nenhum dormente será assentado para suportar o peso dos trilhos sem a necessária autorização pelo Ministério dos Transportes.

Construir uma linha férrea não é uma obra rápida, levando em conta a monumental estrada de ferro com extensão de 98 quilômetros; a previsão de entrega de oito anos atende à prudência e ao conhecimento das equipes de engenharia envolvidas.

O trem Salvador-Feira terá a capacidade para transportar, por dia, 85 mil passageiros, encurtando o tempo de viagem de 1h40 para 35 minutos, alcançando uma velocidade de até 160 km/h, de acordo com o projeto.

Ao lidar com outros números expressivos, é possível destacar a geração anunciada pelos investidores de mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.

Em relação à operação, o bilhete custaria, a preço de hoje, cerca de R$ 45. Caso tudo dê certo, serão nove estações, a primeira na nova Rodoviária de Salvador, no bairro de Águas Claras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

trem Salvador Feira de Santana trem salvador-feira

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto de ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana ganhou impulso
Play

Simplificando a ortografia e o ensino

x